Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vale a pena suplementar com BCAA ?




Os suplementos a base de BCAA já são bem conhecidos no mercado, mas muitos realmente não sabem muito bem para que servem e se realmente funcionam. Para se ter uma ideia,  o BCAA foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que alega não haver comprovação de resultado dos efeitos prometidos, mas mesmo assim a utilização desse produto ainda é frequente entre os praticantes de atividade física e atletas. 
 
Mas quem são esses tais BCCA´s?
Os BCAA´s são aminoácidos de cadeia ramificada que são considerados aminoácidos essenciais ,ou seja, não são fabricados pelo próprio corpo e por isso precisam ser consumidos, constituem grande parte da nossa massa muscular, são responsáveis pela construção e reparação de células. Também fazem parte do sistema hormonal e também participam de vários processos metabólicos.
 
Fazendo cálculos...
Antes de julgarmos se o produto tem eficácia ou não devemos analisar, comparando as doses utilizadas na maioria dos estudos com a dose indicada na embalagem.  A maioria das embalagens sugere o uso de 4 cápsulas diárias e algumas até especificam que a ingestão deve ser: 2 unidades antes da atividade física e 2 unidades depois. O problema é que em 4 cápsulas, na maioria da vezes, temos apenas 2,5g de BCAA e essa dose é extremamente baixa quando vamos comparar a doses utilizadas em estudos que gira em média de 10g ao dia. Então, seria necessária a ingestão de 16 cápsulas ao dia para chegar a uma dose considerável. 
 
Quanto pesa no seu bolso
Veja: Um frasco de BCAA de uma marca boa no mercado com 100 cápsulas, que daria para 8 a 10 dias, se forem utilizadas com a dosagem maior do que aquela que é recomendada pelo fabricante, custa em torno de R$ 90,00. Façam os cálculos e vejam quanto custaria uma suplementação desse produto.
 
Bom, os BCAA´s realmente possuem diversas funções e benefícios no nosso organismo. Porém, para ingerirmos essa substância não precisamos comprar um suplemento. Por exemplo: em 100g de peito de frango temos mais BCAA que nas doses desses produtos. 
 
BCAA é uma substância benéfica? 
Sem dúvidas. Vale a pena “suplementar” essa substância através desses produtos “isolados”? Eu realmente acredito que não. Se estamos falando de performance e recuperação muscular uma boa alimentação é a base de tudo, o consumo correto de carboidratos principalmente pode acabar funcionando muito melhor do que a ingestão de alguns suplementos. E quando falamos de BCAA estamos falando de proteína, então em média a cada 100g de um produto fonte de proteína que nessas quantidades contem 20g de proteínas, dessa quantidade de proteína 4g costumam ser de BCAA.  Antes de procuramos suplementos e fórmulas mágicas precisamos adequar a nossa alimentação que sempre vai ser mais importante do que o consumo de qualquer suplemento.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário