Nós brasileiros sofremos influências alimentares de diversos povos, o que faz da nossa dieta uma mistura bem indigesta e viciante.
Pensando nisso, começo hoje a escrever uma série sobre os padrões ou formas que nós costumamos nos alimentar no dia a dia para ilustrar até onde e como isso nos afeta. Você verá que cada uma delas predomina em algum tipo de alimento e que algumas pessoas na verdades misturam mais de um padrão ou seja, toda regra tem sua exceção.
Todas as observações são frutos da minha experiência em consultório unido a vários estudos relativos a dietas, história da alimentação e padrões comportamentais associados a predomínio ou falta de determinados nutrientes.
Hoje exemplifico então uma dieta onde predominam alimentos gordurosos e ricos em sódio que não é exclusividade do brasileiro mas é bem comum entre nós. Logo mais, dou dicas de como equilibrar isso tudo a fim de evitar problemas maiores a longo prazo:
O que fazer?
Reduza consideravelmente ou exclua o consumo de refrigerantes da sua dieta; eles são especialmente nocivos para o seu sistema hormonal.
Olhe sempre os rótulos; os alimentos ricos em sódio precisam ser consumidos no máximo em ocasiões onde não haja outra opção e lembre-se que as maiores fontes de sódio são os alimentos industrializados.
Evite ao máximo beber enquanto come.
Homens: consumam carne vermelha no máximo 2 vezes por semana.
Mulheres: evitem carne vermelha e consumam fontes de proteína animal (carnes, laticínios e ovos) apenas uma vez ao dia, de preferência no jantar – fazendo isso sua TPM melhorará muito.
Espero que tenham gostado. Na próxima matéria escreverei sobre outro estilo de dieta que predomina entre nós: rica em açúcares/carboidratos.
Fonte: Meu Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário