Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Serie: Os padrões de dieta do brasileiro - Gorduras e Sódio



Nós brasileiros sofremos influências alimentares de diversos povos, o que faz da nossa dieta uma mistura bem indigesta e viciante.

Pensando nisso, começo hoje a escrever uma série sobre os padrões ou formas que nós costumamos nos alimentar no dia a dia para ilustrar até onde e como isso nos afeta. Você verá que cada uma delas predomina em algum tipo de alimento e que algumas pessoas na verdades misturam mais de um padrão ou seja, toda regra tem sua exceção.

 
Todas as observações são frutos da minha experiência em consultório unido a vários estudos relativos a dietas, história da alimentação e padrões comportamentais associados a predomínio ou falta de determinados nutrientes.

Hoje exemplifico então uma dieta onde predominam alimentos gordurosos e ricos em sódio que não é exclusividade do brasileiro mas é bem comum entre nós. Logo mais, dou dicas de como equilibrar isso tudo a fim de evitar problemas maiores a longo prazo:


O que fazer?

Reduza consideravelmente ou exclua o consumo de refrigerantes da sua dieta; eles são especialmente nocivos para o seu sistema hormonal.

Olhe sempre os rótulos; os alimentos ricos em sódio precisam ser consumidos no máximo em ocasiões onde não haja outra opção e lembre-se que as maiores fontes de sódio são os alimentos industrializados.

Evite ao máximo beber enquanto come.

Homens: consumam carne vermelha no máximo 2 vezes por semana.

Mulheres: evitem carne vermelha e consumam fontes de proteína animal (carnes, laticínios e ovos) apenas uma vez ao dia, de preferência no jantar – fazendo isso sua TPM melhorará muito.

Espero que tenham gostado. Na próxima matéria escreverei sobre outro estilo de dieta que predomina entre nós: rica em açúcares/carboidratos.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário