Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 14 de maio de 2013

O que passar no pão ou na torrada?


Saiba quais as opções mais saudáveis de acordo com a sua necessidade


O que passar no pão ou na torrada

Um pão francês com manteiga na chapa no café da manhã é sem dúvida uma delícia e quase todo mundo gosta. Mas será que a manteiga é a opção mais saudável e indicada para passar no seu pão ou torrada?
Diante de tantas opções (manteiga, margarina, requeijão, geleia, creme de ricota, cottage, patê industrializado, etc) fica difícil escolher a melhor para você, principalmente se tem diabetes, hipertensão, colesterol elevado ou simplesmente quer emagrecer e tem "economizar calorias".
Por isso, resolvemos te ajudar nessa missão.
Diabetes - portadores de diabetes devem ficar atentos a quantidade de açúcar e carboidratos produtos, portanto:
Prefira: margarina light ou tradicional que não contém quantidades significativas de carboidratos, assim como a manteiga e o patê de industrializado. O creme de ricota, creme de queijo, cottage, maionese e cream cheese também podem ser consumidos, pois apesar de ter carboidratos, são em pequena quantidade.
geleia diet, apesar de não tem açúcar, tem maior quantidade de carboidrato do que as opções listadas acima, devido às frutas. Mas ainda assim, pode ser consumida.
Evite: a geleia comum contém açúcar e deve ser evitada por diabéticos.
Colesterol elevado - pessoas com níveis de colesterol elevados devem ficar atentos não só a quantidade de colesterol do produto, mas também a gordura saturada.
Prefira: a geleia, tanto a diet quanto a tradicional são ótimas opções não têm colesterol ou gordura saturada.
O cottage, o creme de ricota e o cream cheese não tem quantidade de colesterol significativa e pouca quantidade de gordura saturada, mas prefira as versões light. Se a dúvida for entre a margarina e manteiga, prefira a margarina que é de origem vegetal, não tem colesterol e menos quantidade de gordura saturada.
Evite: a manteiga e o requeijão por serem derivados do leite têm maior quantidade de colesterol e gordura saturada. O mesmo acontece com a maionese, mesmo nas versões light.
O patê industrializado também tem colesterol e deve ser evitado.
Hipertensão: a quantidade de sódio é o componente que os hipertensos melhor devem observar nos produtos.
Prefira: a manteiga e margarina sem sal não contém sódio, assim como a geleia, sendo as melhores opções.
Entre os que têm pouca quantidade de sódio, ou seja, menos de 400mg de sódio para 100g do produto estão o requeijão tradicional, a manteiga com sal, o cream cheese tradicional e light, o creme de ricota e o creme de queijo.
Evite: seguindo a mesma regra da quantidade de sódio para 100g do produto, evite o consumo de requeijão light, margarina light ou tradicional com sal, maionese tradicional ou light, queijo cottage e patê industrializado.
Emagrecimento - se o objetivo for somente eliminar peso, controlar as calorias e as quantidades é essencial. Portanto, não há restrição a nenhuma das opções, mas dê preferência às versões light.
Entre os menos calóricos podemos citar o patê, a geleia diet, o requeijão light, o cream cheese light, o cottage e o creme de ricota.
Mas procure evitar os que têm muita gordura e muitas calorias, como a manteiga e a margarina tradicional. Ambas com mais de 100 calorias em 20g do alimento.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário