Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como o pai pode participar da amamentação de seu filho?


Há aqueles que consideram o ato de amamentar exclusivo das mães. Mas o contato da figura paterna durante os primeiros meses de vida é essencial para o desenvolvimento da criança e para a aproximação da família. Confira abaixo dicas importantes da psicóloga Solange Martins Ferreira.
 
Durante a amamentação é comum a mãe criar intimidade com o bebê. Como o pai também pode participar desse momento tão importante?
 
Este é um assunto bem interessante, já que o mérito de amamentar os filhos é da mulher. Ao mesmo tempo, são elas que têm a possibilidade de afastar ou aproximar o companheiro. O que acontece nesse momento é que a mulher entende que, como o pai não amamenta, não há muita coisa que ele possa fazer. Entretanto, do ponto de vista emocional, a presença do pai na amamentação é extremamente tranquilizadora para a mãe. Por mais que o seio seja dela, a amamentação deixou de ser algo somente fisiológico e hoje traz tranquilidade, bem-estar, segurança e afetividade.
  
Como a figura paterna pode se inserir no cenário da amamentação?
 
A hora que a mãe está com o bebê no colo, na posição de amamentar, o parceiro pode ficar ao lado dela fazendo carinho em ambos. Outra dica importante é dividir as tarefas com o pai: a mãe pode dar a oportunidade de o pai dar banho na criança, trocar fraldas, acordar durante a noite para cuidar do bebê quando ele chorar, entre outras. Cabe a ela incentivar essas atitudes. Dessa forma, o marido se sente útil durante esse período.
 
Durante a gravidez o foco de atenção é para a mulher. Quando a criança nasce, o foco passa a ser exclusivo dela. O pai, nesse momento, fica em terceiro plano. Por isso, é superimportante a mulher chamar o parceiro para ficar ao seu lado, abraçando-a, dando apoio, incluindo-o nesse momento.
 
A criança, por mais nova que seja, consegue sentir a presença paterna?
 
Sim. Tanto pela audição quanto pelo contato. A audição do bebê é desenvolvida muito precocemente durante a gestação e, desde aquele momento, ele já consegue identificar o timbre da voz do pai. Quando ele está conversando com a mãe – que por sua vez se sente muito mais cuidada –, o bebê sente a presença do pai não só pela voz, mas também pelo toque. Durante o período de amamentação, o pai pode manter essa relação estreita. Quando a criança começa a utilizar a mamadeira, ele também pode participar da vida da criança realizando essa tarefa.
 
De que maneira essa aproximação nos primeiros meses reflete no futuro da criança?
 
Na hora que a criança está sendo amamentada com tranquilidade, ela recebe o contato corporal dos pais. Esse contato faz com que tenha uma sintonia de bem-estar, segurança, afetividade e calma. Isso tudo faz com que a criança cresça com esses valores e se desenvolva de maneira correta.
 
 
6 dicas importantes:
 
- Se o casal tem outros filhos, o pai pode se ocupar com eles. Assim, a mãe pode se dedicar ao que acaba de nascer. Isso também evita que haja disputa entre as outras crianças;
 
- O pai pode ficar ao lado da mãe enquanto ela estiver amamentando. Esse ato é importante no contato entre os três;
 
- É importante que o parceiro tenha paciência. Por enquanto, o dia a dia da casa será um pouco diferente quando comparado a antes do bebê nascer;
 
- A figura paterna deve ajudar no que for necessário, seja nas tarefas da casa ou nos cuidados com o bebê;
 
- O pai deve encorajar a mulher a amamentar;
 
- Os horários da amamentação devem ser respeitados.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário