Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mude seus hábitos: lidando com a sua intolerância ou alergia alimentar


2012 chegou, e com ele também chegam as nossas resoluções. O que queremos mudar? Como vamos fazer diferente? E o que fazer diferente tem a ver com intolerâncias e alergias alimentares? 

Segundo médicos e nutricionistas, a intolerância à lactose pode ser facilmente gerenciável com uma readaptação da dieta alimentar. Algo aparentemente simples, não é mesmo? Trocamos algumas coisas aqui e outras ali e voilá, seus problemas acabaram! Ledo engano. É a partir daí que todos os “problemas” começam.

Hábitos difíceis de mudar

Antes de descobrirmos uma intolerância ou alergia alimentar, nunca pensamos muito sobre o que comemos ou porque comemos. Nosso aprendizado instintivo sobre os alimentos começa já nos primeiros dias de vida e basicamente tudo o que comemos até hoje foi introduzido pelos nossos pais. Não aprendemos a pensar sobre comida, apenas comemos. Mudar algo sobre o qual nunca pensamos muito a respeito não é tão simples quanto parece. Ainda mais quando esses hábitos estão intimamente ligados a sensações de prazer e conforto. “Como assim não posso mais comer sorvete de creme?” “Quer dizer que pudim de leite está fora da lista?” Essas e outras perguntas ecoam na cabeça de todos que descobrem a IL.

Mudanças são temerosas

“Como mudar? O que posso comer?”É engraçado pensar nisso, mas me diga: qual foi a última vez que você comeu uma fruta, um legume ou um prato que você nunca havia provado antes? O que impede você de colocar no carrinho do supermercado um legume, por exemplo, que você nunca experimentou? Medo do novo. “Será que é bom? E se eu não gostar? E se…”

Novos hábitos alimentares, nova rotina

Comer alimentos diferentes, muitas vezes, significa fazer mudanças em sua rotina de preparação de suas refeições. Ao invés de aquecer aquela lasanha congelada que você estava acostumado a comprar no supermercado, agora você se vê obrigado a preparar um macarrão com molho de tomate. Aquele pote de sorvete que você sempre tinha no freezer agora não está mais lá e faz você passar horas no supermercado tentando encontrar alguma outra sobremesa que não tenha a tal da lactose!

Ano novo, vida nova!

É neste ponto que eu quero chegar. Aproveite que o ano acaba de começar e pense em suas resoluções para 2012. Você ainda não sabe lidar com a sua intolerância ou alergia alimentar? Mude! Faça diferente.

Comprometa-se por 30 dias. Se fazer uma mudança definitiva é algo difícil, tente fazer uma mudança de hábitos por apenas 30 dias. É um período longo o suficiente para você experimentar algo, mas curto o suficiente para você pensar que se não gostou, não irá precisar fazer a mudança pelo resto de sua vida. Que mudanças você pode tentar? Seguem algumas dicas para as suas resoluções de ano novo.

1. Aprenda a cozinhar um novo prato isento de leite ou do ingrediente ao qual você é intolerante. Você não tem tempo para cozinhar? Comece seu plano estabelecendo um horário fixo na sua agenda. Durante a semana é difícil? Tente um horário no final de semana. Algumas receitas não levam mais do que 30 minutos e você pode vir a descobrir um talento que estava escondido em você todos esses anos!
 
2. Leia sobre sua intolerância ou alergia alimentar pelos próximos 30 dias. Organize-se para encontrar mais uns minutinhos na sua agenda para ler mais sobre o tema. Se você tem filhos com alergia ou intolerância alimentar, saber mais sobre o assunto irá ajudar você, ele e todas as pessoas da sua família a entenderem melhor sobre como lidar com a readaptação alimentar.
 
3. Passe em uma loja de produtos naturais (sem glúten, sem lactose) ou visite lojas virtuais e compre algo novo, algo que vc nunca experimentou. Talvez você vire fã do produto!
 
4. Faça uma lista do que você come em suas refeições hoje e escreva ao lado outros alimentos que você se propõe a experimentar por 30 dias para substituí-los.

Fonte: Sem Lactose



Nenhum comentário:

Postar um comentário