Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dicas para evitar má alimentação das crianças nas férias


Período costuma mudar rotinas alimentares e pais precisam ficar atentos para evitar doenças.

No período de férias escolares, os pais precisam ficar mais atentos com a alimentação das crianças, para evitar ganho exagerado de peso e doenças que vem com a má alimentação.

As férias mudaram completamente a rotina do estudante Diego Brandão. Em vez da sala de aula, o sofá de casa. E entre uma refeição e outra, o que ele mais gosta de fazer é beliscar os alimentos. “Gosto de comer pipoca o dia todo”, conta.

Nem mesmo os cuidados da babá Aline Fernanda de Almeida conseguem controlar os hábitos alimentares de Diego. "Ele levanta de dia e não quer nem comer comida. Já pede pipoca, guaraná, toma leite, come chocolate. Comida mesmo só de vez em quando, quando a mãe está aqui”, diz.

Sem horário para dormir, acordar, com tantas horas vagas por conta do recesso escolar é difícil manter um cardápio saudável. Mas com a ajuda de uma nutricionista é possível escolher opções nutritivas que agradam o paladar até dos mais exigentes.

A primeira dica é não proibir a criança de comer determinada guloseima, apenas diminuir a quantidade. Um pacote de biscoitos a vontade, por exemplo, não é recomendável. O melhor é separar os biscoitos em porções ou então escolher um dia da semana para que a criança monte o cardápio.

As frutas também podem ficar mais atrativas se forem colocadas na geladeira depois de limpas. O acesso fica mais fácil para as crianças. De acordo com especialistas em nutrição, durante as férias as crianças podem ganhar até três quilos. É um mês que pode causar problemas para o ano inteiro. "O importante não é proibir, as crianças estão de férias e nós temos que respeitar esse período de descanso. O importante é dar limites em tudo que for oferecer, então, em casa acho que o pai poderia disponibilizar alimentos mais saudáveis, exemplo, frutas picadas na geladeira, um suco natural, biscoitos sem recheios e no final de semana, ai sim, sair e liberar um lanche, um sorvete", explica a nutricionista Conceição Santanna.

A atividade física é uma aliada dos pais nas férias e faz um bem enorme pra saúde dos pequenos. E não tem problema se a família não tem muito tempo, criatividade ou espaço dentro de casa. Vale dançar em frente a TV, pular corda, nesse período o ideal é deixar o videogame de lado.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário