Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vitamina A: De olho nessa 'pérola'



É muito fácil entender uma das principais funções da vitamina A e não precisa ser nenhum expert para notar isso. Lembre-se de sua avó ou sua mãe dizendo:

“Come cenoura que faz bem pra vista. Olha o coelhinho, nunca vai precisar usar óculos!”.

Puxa! Que conhecimento trivial e intuitivamente ensinado! Mas vamos além para aprofundar um pouco mais sobre esse nutriente tão importante para o nosso organismo.

Entendendo as principais funções da vitamina A
- Papel essencial no bom funcionamento dos olhos
- Ação protetora de pele e mucosas.
- Ajuda na defesa adequada do sistema imunológico, dando resistência às infecções, tais como infecções respiratórias.
- Atua na capacidade funcional dos órgãos de reprodução.
- Necessária para o crescimento e desenvolvimento adequado de crianças. 
O que é a deficiência de vitamina A?

A vitamina A deve provir dos alimentos. O nosso corpo tem capacidade de armazenar uma parte que ingerimos, mantendo uma reserva para quando necessitarmos. Mas quando não ingerimos a quantidade adequada de vitamina A, isso pode ocasionar uma deficiência chamada de ‘hipovitaminose A’, responsável por vários problemas, entre eles:

- No crescimento e o desenvolvimento da criança, especialmente no desenvolvimento correto dos ossos.
- Dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna): ressecamento do revestimento transparente do olho (a córnea) e da membrana sobre o branco dos olhos (a conjuntiva). Se não for tratado, esse problema causa lesões irreversíveis e cegueira. 
- Pele seca e escamosa: a vitamina A mantém a conservação saudável da pele. 
- Baixa resistência às infecções das vias respiratórias e outras infecções comuns.

Atenção: Se você segue dietas muito baixas em gordura, que limitam alimentos fontes de vitamina A ou se apresenta má absorção de gordura decorrente de doenças, como a doença celíaca ou hepatite infecciosa, você corre o risco de ter hipovitaminose A. Lembrando que a vitamina A é lipossolúvel, ou seja, precisa de gordura para ser absorvida (solubilizada) no organismo.

Como perceber a hipovitaminose A
-  Cegueira noturna, percebida quando não se enxerga em lugares com pouca luz.
-  Crianças começam a ficar doentes com muita frequência e quando doenças como a diarréia se tornam graves, podendo levar a criança a morte.

Pode também ocorrer o excesso, a hipervitaminose A ocasionada por altas doses de medicamentos de vitamina A por um longo período. Em adultos a hipervitaminose A causa sintomas como dor de cabeça, cansaço, sonolência e náuseas. Alta dosagem por muito tempo (crônica) resulta em fadiga, perda de apetite, descamação da pele, queda de cabelo e dores nas articulações. 

Quais alimentos são fontes de vitamina A?

De origem animal: leite, carnes, fígado e rim, óleo de peixe e gema de ovo.

De origem vegetal: Uma boa dica é lembrar que o pigmento betacaroteno que dá cor a esses alimentos-fonte é alaranjado, incluindo então a cenoura, abóbora, manga, laranja, mexerica; além do melão. Vegetais folhosos verdes escuros (espinafre, couve, agrião, rúcula). Quanto mais intensa a cor do vegetal maior a concentração de beta caroteno.

Usufrua dos benefícios da vitamina A através dos alimentos e tenha uma vida saudável e rica em disposição, alegria e o melhor de tudo: longe de doenças!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário