Alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas podem contribuir para irritar o seu estômago
Sensação de azia, amargor, mal estar, incômodo. Para muitas pessoas essas são sensações cotidianas, mas é preciso cuidar para que um simples problema estomacal não se torne uma esofagite. O gastroenterologista Wilson Beleski de Carvalho, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, explica que a esofagite é uma inflamação do esôfago, normalmente associada ao refluxo.
“A esofagite normalmente é tratada com medicação e mudanças comportamentais para que não haja complicações, como a formação de úlceras no esôfago, estreitamento do esôfago e até mesmo o desenvolvimento de câncer”, orienta.
Cuidar da saúde e principalmente da alimentação é fundamental. O especialista diz que mudança de hábitos alimentares é o principal no tratamento. Entre as orientações para dar um descanso para o seu sistema digestivo, estão evitar alimentos como café, chocolate, frituras, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. “Além disso, é preciso comer devagar, várias vezes ao dia e jamais deitar-se após comer”, destaca. Comer e logo deitar-se para dormir não é nada bom, é preciso esperar duas horas, depois de alimentar-se, para depois ir dormir.
Outro fator importante no tratamento é emagrecer se estiver acima do peso e procurar elevar a cabeceira da cama. Isso por que, a esofagite tem entre os seus sintomas a azia e a regurgitação. Outros sintomas, atípicos, envolvem irritação na garganta, tosse, pigarro e rouquidão.
Ou seja: a melhor forma de prevenir-se da esofagite é manter os hábitos de vida saudáveis, permanecer no peso ideal, evitar exageros alimentares, comer devagar, mastigar bem os alimentos e evitar ficar mais de três horas sem se alimentar.
Fonte: Meu Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário