Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Tudo que é light resolve...mesmo?


Há de encontrarmos em nosso círculo de amigos e familiares, alguém que nunca tenha se deixado levar pela falsa sensação de consciência limpa ao acompanhar uma caprichosa feijoada ou um gordo churrasco de domingo com um refrigerante light/zero. Com certeza não será uma tarefa muito fácil, visto que o atual contexto em que vivemos diz que podemos ser saudáveis apenas trocando a versão original de produto X pela sua versão Light/Zero/diet.

Na verdade o buraco é bem mais embaixo. Antes de chegarmos a uma conclusão sobre estes produtos e se eles são realmente indicados e saudáveis, vamos decifrar o que realmente significam esses termos e quais as diferenças entre eles.

O termo LIGHT é empregado em produtos que tenham uma redução de pelo menos 25% no valor energético e nos seguintes nutrientes: açúcares, gorduras totais, gordura saturada, colesterol e sódio, quando comparado com o produto original. 

Já o termo DIET ou ZERO é utilizado para intitular produtos que contenham uma redução de 100% de algum nutriente/ingrediente ou valor calórico. Inicialmente foi utilizado com maior frequência em produtos “indicados” para clientes com alguma exigência física e/ou que sofrem de doença específica como, por exemplo, Diabetes ou Hipertensão arterial. Nestes casos, o produto retirado é o açúcar e o sódio.

Mas afinal, Tudo que é light resolve...Mesmo?

Um ponto importante que temos que ressaltar é que, quando ocorre a retirada de algum componente alimentar do produto, outros são acrescidos em sua substituição. Tais “ingredientes”, se assim podemos os denominar, normalmente são de baixo ou nulo valor nutricional ou diversas vezes, componentes químicos. Tais produtos, via de regra, não possuem uma rota de excreção natural no nosso corpo sendo que, dessa forma, ficarão armazenados e causando danos ao nosso organismo. 
Dito isso, concluímos que não é por ser light/diet que o produto é saudável e deve ser utilizado frequentemente. Com estas informações, você poderá compreender melhor a real indicação destes produtos e como utilizá-los sem causar danos. Lembrem-se: Alimento nutritivo é aquele que nos nutre e não aquele sem calorias.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário