Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 22 de janeiro de 2012

É possível viver bem sem leite?


Embora muitos especialistas não parem de alardear a importância do leite de vaca na alimentação humana, existe uma parcela da população que vem excluindo totalmente o consumo da bebida. Muitos deles alegam que a restrição a este alimento garante ainda mais saúde. “Leite de vaca foi feito para o bezerro”, defende a nutróloga Rosângela Arnt, de Curitiba, que engrossa a lista dos que baniram a bebida da dieta. Ela argumenta que a continuidade do consumo do leite leva a não digestão adequada de diversas substâncias.

´Não temos porque consumir algo que não faz parte da nossa alimentação básica, enquanto seres humanos. Existem dois problemas, o da intolerância à lactose, que é quando a criança não produz a enzima do leite (lactase); e também a alergia à proteína do leite´´, afirma a nutróloga. ´´Nos adultos, chega um momento em que o organismo para de produzir esta enzima. Isso ocorre porque somos mamíferos, não vamos mamar a vida inteira, então, não tem porque gastar energia e substrato para produzir uma enzima que não vai ser usada´´, completa.

A especialista vai além. Ela lembra que a vaca foi um animal domesticado no norte da Europa e que a mulher protótipo da osteoporose – doença que atinge os ossos quando há falta de massa óssea e que pode ocorrer quando falta cálcio no organismo – é a caucasiana, justamente a que mais tomou leite na história. ´´Então é contraditório achar que leite é bom para prevenir a osteoporose´´, esclarece.

Rosângela Arnt aponta ainda que a gordura do leite dificulta que os minerais sejam absorvidos pelo organismo. Segundo ela, apesar de a bebida ser considerada uma grande fonte de cálcio, na natureza há uma série de outros alimentos que também fornecem cálcio ou queratina. ´´Todas as sementes (castanhas, sementes de girassol), por exemplo, têm cálcio. O mesmo podemos dizer dos talos e folhas de legumes de cor bem escura, como o brócolis, o agrião, a couve, entre outros´´, informa Rosângela. E reafirma: ´´Sugiro que não se tome leite de vaca. Na minha opinião, ele não é um alimento adequado´´.

Qualidade de vida

Apesar do consumo de leite ser recomendado em todas as fases da vida, há pessoas que optam por excluí-lo totalmente. É o caso da enfermeira Dagmar Lachner, 49 anos, que há pelo menos 18 não consome a bebida nem seus derivados. A enfermeira estendeu a dieta também para seus filhos que, segundo ela, apresentaram melhora na saúde com a retirada do alimento.

´Como típica descendente de europeus, o uso do leite na minha família sempre foi intenso. Quando já tinha meus dois filhos passei a conhecer melhor sobre o leite e os problemas de saúde que alguns especialistas dizem que ele causa. Decidi tentar tirá-lo da nossa alimentação e percebi uma melhor qualidade de vida. Nunca mais tivemos problemas com cólica, rinite, asma ou alergia´´, garante.

Dagmar afirma ainda que algumas pessoas de sua família apresentavam acne e problemas digestivos, que foram amenizados com a retirada da bebida. ´´Começamos a substituir o leite por muitas frutas, sucos, saladas, legumes e alimentos integrais. Depois percebi, em meu trabalho, que muitas pessoas não usam o leite, e que a qualidade de vida delas é superior a de quem o consome´´, afirma.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário