Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Varie sua alimentação com substituições inovadoras


Nosso hábito alimentar é composto por vícios, vontades, manias, desejos e às vezes acabamos seguindo apenas estes impulsos ao invés de optarmos por alimentos mais saudáveis e equilibrados nutricionalmente.

Alimentar-se de forma saudável não significa abrir mão das preferências, mas tentar adequá-las aos bons hábitos alimentares.

Esta semana iremos mostrar algumas dicas de substituições rápidas e práticas que irão dar um gostinho muito mais saboroso no seu dia-dia.

Para começar, porque não substituir o Pão Francês pelo Pão Integral com Linhaça?

Veja bem, o pão de linhaça contém mais calorias, porém isto não é tudo no alimento. O valor calórico fala um pouquinho sobre o alimento, por isso devemos parar para analisar todos os ingredientes antes de comermos.

O pão francês apresenta alto índice glicêmico o que ocasiona o rápido aumento da glicemia, fazendo com que a fome venha ligeira, favorecendo assim a subida no ponteiro da balança.

Já o pão de centeio é preparado com farinha de trigo, que além de contribuir com as fibras, responsáveis também por aumentarem a saciedade, o ingrediente contém em sua composição vitaminas do complexo B, fornecendo desta forma mais pique e melhorando o nosso humor.

Substitua: Azeitona Preta por Azeitona Verde 
 
A azeitona é um fruto bem nutritivo, rica em vitaminas: A, C, B1 e B2 além dos minerais fósforo, potássio, sódio e silício. A versão verde além de ser menos calórica do que a preta, apresenta menor teor de sódio
 
Substitua: Molho industrializado para salada por molho caseiro.

Você sabia que regar uma salada nutritiva com certos molhos industrializados pode tornar o alimento prejudicial a saúde pois enche a salada de sódio e gordura?

Embora o sódio e as gorduras devam fazer parte da nossa dieta, tudo em excesso faz mal, podendo, por exemplo, aumentar o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Enquanto isso, o molho caseiro além de ser levíssimo de modo geral, ainda apresenta alta quantidade de vitaminas.

Os molhos caseiros apresentam maior variedade de alimentos em sua composição, e menor quantidade de calorias.

Dica: Se você é adepto aos molhos a base de queijo, uma opção magra porém saborosa é o cottage e iogurtes desnatados.

Substitua: Farinha de Mandioca por Farinha de Milho

Você sabia que a farinha de Milho tem muito mais nutrientes do que a farinha de mandioca? Em duas colheres, há 14mg de fósforo enquanto a farinha de milho oferece 81mg.

O fósforo contribuí com o funcionamento do sistema nervoso e com a saúde do esqueleto.

A Farinha de Milho oferece maior teor de fibras, em 30g são encontradas 3,9g. Uma das grandes vantagens em relação ao consumo dessa substância é que ela auxilia no transito intestinal, combate a constipação e até mesmo o mal humor.

Substitua: Vinho Branco por Vinho Tinto

Por que devemos nos cuidar em relação ao consumo abusivo de vinho branco? Pois ele não tem a mesma quantidade de substâncias protetoras quando comparado ao vinho tinto.

Por que aproveitar o Vinho Tinto? Por causa da presença de moléculas com ação antioxidante. Existem diversos estudos que demonstram que os flavonóides do vinho tinto previnem a oxidação do LDL , o colesterol “ruim”. Dessa forma ajudam a evitar que a temida gordura se deposite nas paredes das artérias.

Dentre as substâncias presentes no vinho tinto, a que merece maior destaque é o Resveratrol por ocasionar importante efeito cardiovascular.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário