Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

5 dicas para melhorar o intestino preso

Inclua esses alimentos no seu cardápio e sinta-se melhor!


5 dicas para melhorar o intestino preso

O inverno é uma ótima época para saborear tábua de frios com queijo, vinhos, friturinhas e bebidas quentes. Tudo isso consumido de maneira exagerada potencializa os efeitos do intestino preso, nome popular da constipação intestinal, distúrbio comum caracterizado pela dificuldade em evacuar.

As mulheres sofrem mais que os homens. Seis em cada dez reclamam do desconforto, como excesso de gases, dores de cabeça e abdominais. A alimentação mais saudável, rica em fibras, substâncias naturais laxativas e a ingestão de bastante água combatem o problema.
Nós preparamos uma lista com cinco itens que podem ajudar a controlar o intestino.
Laranja com bagaço: A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, quem tem intestino preso deve comê-la inteirinha! A mais indicada é a laranja serra d’água. Recomendação: 1 unidade média/dia.
Ameixa preta: A fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente e sempre recomendada por nutricionistas. Pode ser ingerida seca ou em calda. Recomendação: 2 unidades/dia.
Mamão papaia: Praticamente um laxante natural, a papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural e facilita os movimentos de expulsão das fezes. Recomendação: ½ unidade/dia.
Linhaça: Rica em fibras solúveis e insolúveis, a linhaça aumenta o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal e ainda contribuindo para a limpeza eficaz da região. Recomendação: consumir uma colher de sementes de linhaça trituradas acompanhadas com leite ou iogurte uma vez ao dia, de preferência no café da manhã ou na ceia.
Água: Fundamental em qualquer dieta, a água lubrifica o intestino. Sem ela, as fibras não ficam umedecidas e podem inclusive piorar a prisão de ventre. Recomendação: Beba bastante líquido (pelo menos 2 litros todos os dias). Ajuda a amolecer as fezes e facilitar sua eliminação.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário