Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Benefícios dos cereais integrais: por que incluí-los em sua alimentação?


Atualmente observamos uma crescente busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada, seja para obter uma melhor qualidade de vida, auxiliar na prevenção ou até mesmo no tratamento de algumas doenças. Dessa forma, o número de pessoas que passam a consumir alimentos integrais é cada vez maior, e esse aumento se deve aos benefícios que este tipo de alimento fornece ao nosso organismo. 

Os alimentos integrais são alimentos que não passaram pelo processo de refinamento, dessa forma, todas as estruturas dos grãos são preservados e a integridade de seus nutrientes é mantida. Por esse motivo os alimentos integrais possuem uma maior quantidade de fibras vitaminas e minerais. 

A inclusão de alimentos integrais na dieta diminui as chances de se desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer de cólon e hemorroidas. 

Os alimentos integrais auxiliam na perda e controle do peso, pois ao serem ingeridos e entrarem em contato com líquido no interior do estômago, as fibras formam um “gel” que dilata o estômago e promove saciedade. Assim os indivíduos acabam consumindo uma quantidade menor de alimentos e, portanto menos calorias contribuindo para perda de peso. 

As fibras auxiliam ainda a regularizar os níveis de colesterol, importante para proteger a saúde do coração e ainda ajuda a manter níveis adequados de glicose sanguínea, pois o açúcar é liberado aos poucos para corrente sanguínea, prevenindo o aparecimento e auxiliando no tratamento da diabetes. 

As fibras auxiliam também na regularização do funcionamento intestinal, contribuindo para o tratamento de quadros de constipação ou prisão de ventre. 

As vitaminas e minerais que são preservados nos alimentos integrais são importantes para o bom funcionamento do organismo, pois participam de processos de produção de energia, auxiliam no fortalecimento da imunidade, são importantes para saúde óssea, além de melhorar o aspecto da pele e das unhas e cabelos. 

Incluir os alimentos integrais na dieta é fácil: substitua o arroz branco pelo arroz integral nas principais refeições, as massas integrais também podem ser consumidos nessas refeições. Os grãos de quinua podem ser consumidos em saladas. O pão branco deve ser substituído pelo pão integral em lanches, cookies e torradas integrais são opções também. Para pequenos lanches podemos utilizar barras de cereais, granola e flocos de aveia que podem ser adicionados em iogurtes e saladas de frutas. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário