Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 20 de julho de 2013

Alimentos que garantem mais energia e disposição


Com as atribuições do dia a dia, como trabalho e estudos, é comum nos sentirmos cansados e sem disposição. Para ajudar a driblar o cansaço, podemos priorizar na dieta, alimentos e produtos que ajudam a aumentar o fornecimento de energia ao organismo. 

Confira a lista de produtos e alimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio: 

Cereais Integrais: são fontes de carboidratos, que depois de digeridos geram glicose que é a principal fonte de energia para nosso organismo. Os cereais integrais mantêm níveis estáveis de glicose no sangue, evitando quedas que podem ocasionar letargia. Além disso, são fontes ainda de vitaminas do complexo B, que está relacionada à produção de energia. Procure incluir no cardápio arroz integral, massas integrais, pão integral, cookies integrais, aveia, granola, quinua, dentre outros. 

Oleaginosas: são fontes de gorduras insaturadas, que fornecem energia ao nosso organismo, além de proteger a saúde do coração. São fonte de magnésio, um mineral que desempenha papel fundamental na conversão da glicose em energia. A deficiência de magnésio pode reduzir sua energia. Castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, amêndoas, amendoim e pistache, podem ser utilizados em um pequeno lanche ou adicionadas em saladas, frutas e outras preparações. 

Banana: fonte de frutose (açúcar encontrado nas frutas), tem vitaminas e minerais que melhoram a utilização desse carboidrato. A banana é ainda fonte de triptofano, aminoácido, que serve de matéria prima para a produção de serotonina um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e disposição. A banana passa, ou a banana liofilizada são ótimas opções para um lanche da tarde. 

Maçã: além de fonte de frutose, na maçã encontramos o ácido málico que tem papel no ciclo de Krebs e na produção de energia. A maçã desidratada ou liofilizada é ótima opção para pequenos lanches, in natura pode ser assada salpicada com canela para uma sobremesa. 

Chá Verde: Contém cafeína que acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido, podendo dessa forma melhorar a atenção, tempo de reação e memória. O chá pode ser consumido à tarde, para garantir disposição e energia. 

Chocolate 70% cacau: o cacau pode aumentar a energia e melhorar o humor. Possui cafeína e teobromina que são considerados estimulantes. 

Levedo de cerveja: fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações no organismo, inclusive aquelas responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo; 

Mel de abelha: fornece energia rápida para as células, já que é prontamente absorvido pela corrente sanguínea ao ser digerido. Mas, por ser calórico, deve ser consumido com moderação e é contraindicado para diabéticos. 

Além de consumir estes alimentos, é de extrema importância realizar refeições a cada 03 horas para evitar a queda de glicose no sangue e consequentemente a falta de energia para o organismo! 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário