Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Desmitificando as Dietas

slider-jumping
Antes de mais nada, é preciso saber exatamente o que significa a palavra DIETA ou REGIME. Essa palavra tem origem grega e significa ESTILO DE VIDA ou MODO DE VIVER.
Ora, então porque todos entendem dieta como privação? Na grande maioria das vezes, as pessoas precisam emagrecer e sabemos que para tanto é preciso fazer restrição ou privação de calorias na alimentação. Assim começaram a surgir várias maneiras de fazer dietas com foco em emagrecimento, mas elas também existem para engordar, ganhar massa muscular, diabetes, insuficiência renal, hipertensos e por aí vai. Ou seja, quando pensamos em dieta como estilo de vida, entendemos que se alimentar corretamente serve para melhorar a saúde, a estética, para controlar e/ou curar doenças.
Todas as dietas de emagrecimento prometem resultados rápidos e se dizem pautadas em princípios científicos. Algumas são bem conhecidas e fazem sucesso como vocês puderam observar ao longo desse mês. Todas vão ter seus lados positivo e negativo, e por mais que algumas sejam mais negativas que positivas, se forem seguidas corretamente darão resultado, pelo menos imediato. A questão é pensar a longo prazo e evitar o efeito sanfona e os malefícios que isso traz ao organismo.
Só por curiosidade, segue uma lista dessas “dietas-fórmulas para o sucesso” que encontramos ao pesquisar o assunto:
Combinações alimentares
Cronodieta
Curdistão
Dieta Atkins
Dieta Beverly Hills
Dieta Chenot
Dieta da idade da pedra
Dieta da rotação
Dieta dissociada
Dieta dos pontos
Dieta integrada
Dieta Kousmine
Dieta Lipetz
Dieta lipotropa
Dieta macrobiótica
Dieta Mayr
Dieta mediterrânea
Dieta Montignac
Dieta Paraíso
Dieta Pritikin
Dieta Sacarsdale
Dieta vegetariana ou vegan
Dieta Waterland
Jejum restrito e jejum atenuado
Dieta paleontóloga
Dieta dos Grace
Dieta do tipo sangüíneo
Dieta breve
Dieta do arroz
Dieta dos cítricos
Dieta da fruta
Dieta da maca
Dieta das uvas
Dieta de vegetais
Dieta das batatas
Dieta das cenouras
Dieta de couves
Dieta de aspargos
Dieta de tomates
Dieta chinesa
Bio chip
Dieta da Clínica Mayo
Dieta da USP
Dieta da sopa
Dieta da lua
Ufa!!! Cansei.
Então, toda vez que vocês lerem “dieta da” ou “dieta do” ou “dieta de”, podem saber que não vão conseguir se manter por muito tempo nesse sistema.
Dieta-americana-para-perder-3-kilos-en-4-días
Precisamos ter em mente que, independentemente das pessoas terem ou não um metabolismo mais ou menos acelerado (e sabemos que isso existe), todos vamos ao longo do tempo ganhar gordura e perder musculatura. Isso é fisiológico e NÃO TEM CURA. Portanto, se quisermos nos manter saudáveis e magros, precisaremos fazer escolhas inteligentes e definitivas, precisaremos estar sempre cuidando e vigiando o aumento de gordura ou mesmo a redução da musculatura, e assim poderemos decidir o que é melhor para nós, o que vamos poder sustentar como meta, enfim, o que poderemos fazer pelo nosso corpo a longo prazo.
Parem um pouco e pensem:
  • Como é a minha rotina de vida?
  • Quantas horas consigo dormir por dia?
  • Estou fazendo atividades físicas?
  • Como é a minha rotina de alimentação?
  • Como me comporto diante dos alimentos?
  • Mastigo bem?
  • Quais são minhasescolhas?
  • O que faço em excesso?
  • O que falta na minha alimentação?
Tente identificar o que está errado na sua maneira de viver e procure mudar isso de forma sustentável. Você vai ver o resultado: o humor melhora, o sono melhora, o organismo trabalha melhor e o emagrecimento vai acontecer como resultado. Aproveitem!
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário