Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exercício físico retarda o envelhecimento da pele



Os exercícios físicos, além dos inúmeros benefícios para a saúde, também têm um efeito antienvelhecimento das células, proporcionando longevidade e uma qualidade de vida melhor para quem os pratica.
A partir dos 25 anos de idade, se inicia o processo de envelhecimento da pele. A exposição aos raios solares, vento, poluição, agentes químicos também contribui para o envelhecimento precoce da pele.
De acordo com o dermatologista, Anderson Bertolini, médico e diretor da Clínica Bertolini, as principais características do envelhecimento são:
 
-- alteração na textura e cor da pele
-- surgimento de rugas, sulcos
-- flacidez
 
“Durante o processo de envelhecimento, a pele sofre diminuição de suas camadas. O número de células que se descamam da pele começa a diminuir em função da alteração da renovação celular. Essa redução da produção hormonal provoca o ressecamento da pele”, explica o dermatologista.
Veja quais são os sinais de envelhecimento da pele em cada fase da vida:
 
A pele com 20 anos - Começam a aparecer os primeiros sinais do tempo. Surge o aparecimento de marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Nessa faixa etária, é comum a ocorrência de peles com graus de oleosidade e acne.
 
30 anos - As primeiras rugas começam ser notadas. “As fibras de elastina começam a sofrer alterações na produção e regulação, proporcionando efeitos prejudiciais à qualidade da pele. Em razão dessas alterações, começa o processo diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando o contorno do rosto”, destaca o médico.
 
45 anos - Linhas de expressão e rugas ficam acentuadas. Ocorre uma alteração na produção das fibras de colágeno, a elastina aumenta, e as fibras desorganizam-se. A renovação celular torna-se irregular, a pele vai perdendo cada vez mais sua hidratação natural. Todos esses fatores fazem com que ocorra perda em sua densidade, firmeza e elasticidade.
 
60 anos - A pele se torna mais fina, flácida, frágil, desidratada e desprotegida.
 
São benefícios da atividade física:
-- aumento da força muscular
-- energia
-- maior flexibilidade do corpo
-- equilíbrio
-- coordenação motora
-- controle do peso
-- diminuição da ansiedade
-- prevenção de diversas doenças
“A atividade física evita a perda de músculos, mantém o equilíbrio e a flexibilidade. Interfere positivamente na atividade neuronal, circulatória e cardiopulmonar. Retarda o processo de envelhecimento e reduz o risco de osteoporose e fraturas”, ressalta Anderson Bertolini.
Segundo o dermatologista, a atividade física também aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, deixando-a mais brilhante e saudável.
Os exercícios aeróbicos desenvolvem uma resistência cardiovascular e a capacidade respiratória, que garantem uma maior oxigenação das células.
Com a prática da musculação, os músculos recebem mais nutrientes, a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas. A musculação aumenta a produção de substâncias químicas que têm grande ação contra o envelhecimento.
 
Cuidados extras
Além de manter uma alimentação balanceada e praticar regularmente qualquer atividade física, alguns cuidados extras também podem ajudar a manter a pele jovem por mais tempo:
 
-- Limpe diariamente o rosto, com os produtos adequados para o seu tipo de pele;
-- Proteja a pele dos agentes exteriores, como o sol, a poluição ambiental, o frio ou os agentes químicos;
-- Use cosméticos com filtros solares, ingredientes hidratantes, nutritivos e protetores;
-- Proteja o corpo com cremes ou loções hidratantes, para repor o manto lípido, depois do banho;
-- Não se exercite em jejum, consuma carboidratos antes do exercício.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário