Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Veja receitas saudáveis para não engordar na ceia


É difícil contar calorias nas ceias de fim de ano, mas você também não precisa ganhar uns quilinhos de presente. Para ajudá-lo a comer melhor nas festas de Natal e Ano Novo, o G1 reuniu sugestões de vários chefs de cozinha, que dão dicas de pratos saudáveis e saborosos.
Abaixo, você confere os ingredientes e o modo de fazer de três tipos de saladas, duas entradas, quatro pratos quentes e uma sobremesa. São receitas simples, fáceis e baratas. Bom apetite!

Saladas

Púrpura radiccio
Ingredientes
4 porções de radiccio (alface vermelha. Pode ser alface roxa ou escarola)
3 beterrabas cortadas em gomos
2 cebolas roxas em gomos
12 aspargos roxos (pode ser vagem)
5 colheres de azeite de oliva extra-virgem
4 colheres de aceto balsâmico ou limão
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto
Modo de preparo
Pré-cozinhe as beterrabas em água até que fiquem al dente. Grelhe as beterrabas e a cebola e regue com azeite. Cozinhe os aspargos em água fervente por 1 minuto. Escorra e mergulhe-os em água gelada para dar um choque térmico. Tempere-os com azeite e sal. Em uma travessa, disponha o radiccio, os aspagos, as beterrabas e a cebola. Regue com azeite e com o aceto balsâmico. Rende quatro porções.

Amarelo kinkan
Ingredientes
2 mangas cortadas em fatias finas
2 laranjas cortadas em gomos
Suco de 2 laranjas
12 physalis (fruta de origem colombiana) partidas ao meio e 12 kinkans cortadas em gomos (se preferir, troque-as por 3 pêssegos, 3 nectarinas, 3 cajus e 3 bolinhas de melão amarelo partidos em gomos)
Modo de preparo
Disponha as frutas em uma travessa de forma harmoniosa e regue com o suco de laranja. Rende quatro porções.
2 mangas cortadas em fatias finas; 2 laranjas cortadas em gomos + suco das laranjas; 12 phisalis partidas ao meio; 12 kinkans partidas em gomos; 4 flores de capuchinha.
Salada provocante*
Ingredientes
12 ovos de codorna
1 cebola grande em cubinhos
1 tomate grande em cubinhos sem sementes
1 radiccio
2 colheres de chá de salsa picada bem fininhas
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
5 colheres de chá de vinagre
8 colheres de chá de azeite de oliva extra-virgem
Modo de preparo
Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, faça um vinagrete com tomate, cebola, sal, azeite e pimenta a gosto. Com os ovos já cozidos, retire tire as cascas e corte-os ao meio. Em seguida, misture-os, ainda mornos, ao vinagrete e reserve por 30 minutos. Depois, tire as folhas do radiccio e, em dois pratos, forme uma espécie de concha. Com as folhas já lavadas e secas, adicione os ovos e o vinagrete. Rende quatro porções.

Entradas
Miniquiche de salmão defumado e espinafre
Ingredientes
Massa

3 xícaras de chá de farinha de trigo
0,25 g de margarina
3 gemas
½ colher de chá de sal
½ copo de água gelada
Recheio
5 ovos
20 ml de creme de leite fresco
35 g de espinafre fresco
20 g de salmão defumado cortado em cubinhos
15 g de queijo gruyére ralado
4 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Forminhas individuais de 7 cm de diâmetro
Modo de preparo
Massa

Coloque a farinha em uma bancada, abra um buraco no centro e coloque a margarina, o sal e as gemas. Vá misturando com as pontas dos dedos, trazendo a farinha da borda para o centro. Acrescente aos poucos a água gelada, vá misturando até desgrudar das mãos e formar uma bola macia. Cubra com papel-filme e deixe na geladeira por 30 minutos. Em seguida, forre as forminhas.
Recheio
Lave o espinafre e refogue-o na manteiga, deixe esfriar e corte grosseiramente. Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite e o queijo gruyére ralado. Junte o espinafre picado e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Montagem
Distribua o salmão defumado cortado em cubinhos sobre as forminhas individuais forradas com a massa e, por cima, ponha a mistura de creme e espinafre. Leve ao forno a 170° C por cerca de 40 minutos, até dourar. Rende 20 porções.

Pan con tomate
Ingredientes
8 fatias de pão cortadas na espessura de um dedo (pode ser pão francês, italiano ou português)
4 tomates maduros (do tipo momotaro, débora ou italiano)
Azeite de oliva extra-virgem
Sal ou flor de sal a gosto
Modo de preparo
Aqueça uma frigideira antiaderente e doure as fatias de pão (sem nada). Corte os tomates ao meio e esfregue cada metade em uma fatia de pão, de maneira que a polpa se solte e "suje" o pão. Regue com o azeite de oliva e salpique o sal ou a flor de sal. Rende quatro porções.

Pratos quentes
Peru com farofa de pão de milho e frutas
Ingredientes

1 peru
2 garrafas de vinho branco seco
50 ml de azeite
200 g de manteiga sem sal
1 maço de salsa e cebolinha
Sal e pimenta-preta a gosto
Modo de preparo
Marine a ave, dentro da geladeira, por pelo menos oito horas em uma mistura de vinho, azeite, sal, pimenta-preta e meio maço de salsa e cebolinha picados bem fininhos. Bata a manteiga com sal, pimenta e o restante das ervas picadas. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180° C. Retire o peru da marinada e seque-o bem. Aplique a manteiga entre a pele do peito e a carne. Recheie com a farofa. Coe o caldo da marinada e reserve. Asse o peru coberto com papel alumínio com as coxas amarradas e regue com o caldo reservado. Quando a ave estiver praticamente assada, retire o papel alumínio e suba a temperatura do forno para deixá-lo dourar mais rápido, sem deixar ressecar. Rende oito porções.

Farofa de pão de milho
2 pacotes de pão de milho (de forma)
100 g de manteiga
200 g de castanha de caju picada
200 g de uvas-passas brancas
1 maço de salsa picada
2 dentes de alho
1 cebola média
Modo de preparo
Retire a casca do pão e asse em forno médio até que fique torrado. Depois, processe gradualmente no liquidificador. Reserve. Em uma panela, adicione a manteiga e salteie rapidamente os ingredientes. Faça na seguinte ordem: alho, cebola, uvas passas e castanhas de caju. Aos poucos, adicione a farinha e a salsinha. Reserve para rechear a ave antes de ir para o forno.

Compota de frutas
350 g de frutas secas variadas
12 ameixas frescas
1 litro de água
250 g de açúcar
Modo de preparo
Faça uma calda rala com açúcar e água. Cozinhe as ameixas rapidamente. Em seguida, mergulhe-as em água fria para retirar a pele. Em fogo brando, reduza essa calda em 50%. Na sequência, cozinhe as frutas secas na calda. Ao final do cozimento, adicione as ameixas. Reserve para montar na travessa com o peru.

Bacalhau à lagareiro
Ingredientes

250 g de bacalhau em posta
1 tomate
80 g de brócolis
1 batata cozida
½ cebola
30 g de alho
Azeitonas pretas a gosto
Modo de preparo
Passe o bacalhau na farinha de rosca e frite no azeite. Coloque o peixe em uma assadeira junto com o tomate aberto e leve ao forno médio (200° C) por 15 minutos. Nesse intervalo, refogue a cebola e o alho com o vinho branco. Para servir, coloque todos os ingredientes (brócolis, batata e azeitonas) dispostos em uma travessa. Rende uma porção.

Paella marinera
Ingredientes

½ xícara de azeite
8 camarões médios ou grandes inteiros
200 g de camarões pequenos limpos
100 g de mexilhão sem concha ou meia concha
400 g de peixe (badejo, congrio ou pescada-cambucu) cortado em cubos
400 g de lula limpa cortada em anéis
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de páprica doce
2 tomates médios batidos no liquidificador com pele e sementes
3 medidas (iguais à do arroz) de caldo de camarão ou peixe
400 g de arroz parboilizado
Colorante para paella
1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes cortado em tiras
Sal a gosto
Modo de preparo
Na panela de paella, aqueça o azeite e doure os camarões médios ou grandes já temperados com sal por aproximadamente 2 minutos. Retire e reserve. No mesmo azeite, coloque o peixe e cozinhe por 2 minutos. Acrescente a lula e cozinhe por mais 1 minuto. Junte o alho e a páprica, mexendo sem parar. Rapidamente, adicione o tomate e mexa bem. Junte o caldo e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Tempere com o sal e com o corante para paella. Coloque o arroz em forma de cruz, acrescente os camarões pequenos e o mexilhão, e cozinhe até que o caldo seque e o arroz esteja cozido. Deixe a paella descansar por 5 minutos coberta com papel alumínio. Se quiser, use camarões ou pimentões para decorar e sirva em seguida. Rende quatro porções.

Frango com chips de quiabo e angu de milho verde
Ingredientes

4 sobrecoxas de frango caipira ou orgânico
5 colheres de sobremesa de manteiga sem sal
1 cebola
3 dentes de alho
½ garrafa de vinho branco seco
2 pimentas-de-bode (em cubos pequenos)
½ maço de salsinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Faça uma marinada com a cebola, o alho, o vinho, metade da salsinha e pimenta-do-reino a gosto (não coloque sal agora, só na hora de levar ao forno). Deixe as sobrecoxas na marinada por 2 horas. Misture a pimenta-de-bode com metade da salsinha, acrescente pimenta-do-reino e sal a gosto para fazer a crosta. Retire as sobrecoxas da marinada, seque-as com um papel-toalha e passe sal levemente na superfície de cada uma delas. Passe cada uma das sobrecoxas na crosta e disponha em um refratrário. Coloque uma colher de manteiga sobre cada pedaço de frango e uma colher diretamente no refratário. Tempere a marinada com sal e junte-a ao refratário, com o cuidado de não jogar diretamente sobre as sobrecoxas para não estragar a crosta. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido na temperatura alta por 25 minutos. Passado esse tempo, retire o papel-alumínio para que as sobrecoxas dourem. Enquanto a carne doura, transfira (com o auxílio de uma concha) praticamente toda a marinada para uma panela pequena e leve ao fogo baixo para que ela seja reduzida até obter um molho dourado. Reserve.

Chips de quiabo
12 quiabos cortados ao meio no sentido do comprimento
Modo de preparo
Disponha os quiabos com a polpa virada para baixo em uma frigideira antiaderente (sem óleo ou azeite) e leve-os ao fogo mínimo até que a polpa fique marrom escura, caramelizada. Reserve.

Angu de milho verde
8 espigas de milho verde
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de leite integral
Modo de preparo
Com uma faca, solte os grãos de milho da espiga, adicione o leite e triture-os com liquidificador ou mixer. Passe a mistura por uma peneira e então leve ao fogo com a manteiga, mexendo sempre até que fique na consistência de angu mole. Ajuste o sal e reserve.
Montagem
Em um prato, disponha o angu, ponha sobre ele as sobrecoxas e então os chips de quiabo. Regue com a redução da marinada. Sirva com uma saladinha de tomate e cebola temperada com limão e azeite, que têm a acidez perfeita para completar os sabores do prato. Rende quatro porções.

Sobremesa
Bolo Cosmopolitan
Ingredientes

Massa
¾ de xícara de chá de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 copo de iogurte natural
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de bicabornato de sódio
¾ de xícara de amêndoas fatiadas
¾ de xícara de cranberries em passa (pode ser uva passa)
Recheio
2 peras cortadas em fatias finas
½ xícara de chá de amêndoas
½ xícara de chá de cranberries (ou uva passa)
½ xícara de chá de açúcar de laranja (para fazer, junte as raspas de ½ laranja a 1 xícara de açúcar)
Modo de preparo
Massa

Bata o açúcar com a manteiga até dissolver bastante o açúcar. Junte os ovos inteiros e bata até dobrar de volume. Acrescente o iogurte e depois a farinha, aos poucos. Bata bem, até a massa ficar aerada e leve. Acrescente as amêndoas e os cranberries ou passas. Por fim, misture o fermento e o bicabornato de sódio.
Montagem
Em uma forma untada, despeje metade da massa. Sobre ela, disponha uma camada de peras fatiadas, amêndoas, cranberries e então o açucar de laranja. Finalize com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima até que o bolo cresça (aproximadamente 10 minutos). Abaixe a potência do forno – este é o momento de a massa cozinhar por dentro, por cerca de 20 minutos – e só então abra o forno e espete a massa com um palito longo para se certificar de que está assada (se o palito sair limpo, está bom). Se você quiser um bolo mais coradinho, deixe mais alguns minutos. Espere esfriar, desenforme e polvilhe com o açúcar de laranja.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário