Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Estudo relaciona ingestão de sal à obesidade infantil


Crianças que ingerem alimentos com muito sal são mais propensas a beber refrigerantes, o que aumenta o risco de desenvolver obesidade infantil. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na versão online de Pediatrics, esta semana. A pesquisa foi conduzida por especialistas de diferentes instituições, sendo uma delas a Deakin University, na Austrália.
A análise contou com a participação de quase 4.300 crianças australianas. Os autores descobriram que quanto mais sal elas consumiam, mais líquidos ingeriam. Esses líquidos, entretanto, não eram opções saudáveis, mas sim sucos adoçados e refrigerantes diretamente ligados ao ganho de peso.
Aquelas que consumiam uma bebida açucarada por dia apresentaram um risco 26% maior de desenvolver obesidade do que as demais crianças. Especialistas apontam que essa não é uma relação de causa e efeito, já que não foi comprovado que reduzir o consumo de sódio também diminuiria a ingestão de bebidas açucaradas. Mas isso não muda o fato de que é fundamental apostar na prevenção do problema.
Vale lembrar que o consumo excessivo de sódio aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos, mesmo em crianças, e que cabe aos pais incentivar o consumo de água para matar a sede. Confira a seguir algumas dicas para reduzir a ingestão de sódio na dieta:

1. Shoyu light
A versão light do shoyu apresenta, pelo menos, uma porção 25% menor de sódio do que a versão tradicional. Para substituir completamente esse item na dieta, experimente as seguintes opções: suco de limão ou molho de mostarda com limão, cebola e azeite.

2. Macarrão instantâneo
Ao contrário do que muita gente imagina, o sódio do macarrão instantâneo não está apenas no tempero. A própria massa é rica no nutriente. Por isso, prefira gastar alguns minutinhos a mais no preparo de um macarrão.

3. Temperos
Tire o saleiro da mesa. Grande parte dos alimentos já contém sódio na composição. Na hora de temperar saladas, abuse da criatividade investindo em temperos, como azeite, limão e vinagre.

4. Frios e embutidos
Presunto, peito de peru, salame e outros deliciosos frios e embutidos são carregados de sódio. Prefira rechear seu sanduíche com opções como queijo branco, frango grelhado e ovo cozido.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário