Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Oleaginosas x saúde do coração


As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças são maus hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo e estresse. 
Evidências mostram que o consumo regular de oleaginosas (nozes, castanha do Brasil, castanha de caju, pistache, amêndoas, avelãs) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Essas frutas são fontes de ácidos graxos insaturados, antioxidantes e fibras que colaboram para a redução do colesterol total e LDL-colesterol, evitando assim, a formação de placas de gordura no sangue. 
São excelentes fontes de proteína e oferecem alto teor de arginina, um aminoácido precursor de óxido nítrico, que possui efeito vasodilatador. Dessa forma, auxilia no controle da pressão arterial. 
Ricas em vitamina E e selênio, nutrientes de ação antioxidante que combatem a ação dos radicais livres, diminuindo o risco de doença cardiovascular por diminuírem os níveis de colesterol, melhorarem o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação. 

Dica da nutricionista: consuma um punhado (30g) de oleaginosas ao menos 5 dias na semana. Você pode alternar as oleaginosas consumidas ou fazer um mix e consumir no lanche da manhã ou da tarde. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário