Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Aproveite o verão sem descuidar da beleza da pele


Aproveite o verão sem descuidar da beleza da pele. 

A boa nutrição é um alicerce fundamental para uma pele saudável, afinal são os alimentos que consumimos que fornecem os nutrientes necessários para manter a pele mais macia, brilhante e saudável. 

A receita para uma pele bonita começa por uma dieta bem equilibrada que contenha proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras insaturadas. 


Conheça 10 alimentos que não podem faltar no cardápio: 

1 – Tomates/licopeno – o licopeno confere a cor vermelha ao alimentos, possui potente efeito antioxidante, por isso atua neutralizando os radicais livres e evitando o envelhecimento precoce da pele. Além disso, estudo demonstrou que o consumo regular de licopeno na dieta aumenta a proteção contra queimaduras solares. 

2 – Morangos – são ricos em vitamina C, potente antioxidante que além de retardar o envelhecimento precoce, contribui para a produção de colágeno que ajuda a mater a pele firme, combatendo rugas e flacidez. Possui também ácido elágico, um antioxidante que protege as fibras elásticas e mantem a pele firme. 

3 – Maçãs – possui quercetina, um antioxidante presente em sua casca, que oferece proteção contra os raios UVB, que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de pele. 

4 – Soja – é fonte de isoflavonas, um fitohormônio semelhante ao estrógeno. A soja tem sido recomendada como um alimento imprescindível para a beleza da pele. Estudos mostram que a pele possui receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade. 

5 – Amêndoas – possuem boa quantidade de vitamina E, um dos antioxidantes mais importantes para a saúde da pele, retardando o envelhecimento precoce. Por ser fonte de gorduras insaturadas, ajuda a aumentar o brilho da pele, o que é ótimo para aqueles indivíduos que possuem a pele mais seca. 

6 – Nozes – são fontes de ácido alfa-linolênico, o ômega 3, que compõem as membranas celulares, ajudando a manter a pele suave e flexível. As gorduras insaturadas em geral, são fundamentais para a manutenção de uma pele brilhante. 

7 – Cacau – é fonte de flavonóides que melhoram a circulação sanguínea, dessa forma chegam mais nutrientes as células da pele. Melhora a maciez, suavidade e hidratação da pele. 

8 – Azeite de oliva extravirgem – possui ácidos graxos essenciais que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV. Estas gorduras também fazem parte da membrana celular e ajudam a manter a umidade da pele. 

9 – Grãos Integrais – por manterem todas as estruturas do grão, são fontes de vitaminas e minerais de ação antioxidante, por isso aumentam o combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Possuem também o ácido alfa lipóico, que possui ação antiinflamatória auxiliando na redução da vermelhidão da pele no pós-sol e de cicatrizes. 

10 – Óleo de Abacate – é rico em vitamina E que possui importante papel na neutralização dos radicais livres, que se em excesso causam lesões nas células da pele promovendo o envelhecimento precoce. Possui também glutationa, um antioxidante, que auxilia na prevenção de câncer de pele. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário