Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Calor exige alimentos leves para facilitar a circulação do sangue


É preciso beber água e consumir sais minerais para compensar o suor. Veja receitas de saladas recomendadas para essa época do ano.


Quando o tempo está quente, nosso corpo pede alimentos mais leves. É um processo natural que não depende da nossa vontade, mas que tem explicações químicas e biológicas.
O Bem Estar desta quarta-feira (2) recebeu a infectologista Rosana Richtmann e a nutricionista Elaine Moreira , que explicaram o que é preciso ingerir nesta época do ano para manter a saúde, e por que nós preferimos os alimentos leves.
Em primeiro lugar, o corpo humano tem uma temperatura constante, por volta dos 36º C. Quando está frio, ele precisa de mais energia para manter a temperatura, e esse consumo cai no calor. Por isso, é normal gastar menos calorias no verão, então também é bom ingerir menos.
Além disso, a circulação do sangue aumenta na região da pele – isso faz com que o corpo troque calor com o ambiente. Quando comemos, o sangue tende a ir para o aparelho digestivo, onde ele recebe os nutrientes.
Quanto mais comemos, mais sangue vai para o aparelho digestivo. Como a demanda do corpo pelo sangue fica muito alta, isso pode causar tontura, sono ou cansaço. Esse é mais um motivo para comer menos e mais leve quando faz calor.
Quando uma pessoa ingere um alimento muito quente no calor, a tendência é transpirar, e isso acontece por dois motivos. O suor é o mecanismo do corpo para equilibrar a temperatura interna. Além disso, existe um nervo chamado nervo vago, que passa pelo sistema digestivo, que reage ao calor dos alimentos e provoca a produção do suor.
O suor é constituído de água e sais minerais. Portanto, quando o corpo perde essas substâncias, precisa também repô-las. O ideal é beber muita água e muito suco, que hidratam melhor que o refrigerante, mesmo antes de sentir sede. A bebida alcoólica não hidrata, pois tem efeito diurético, e deve ser consumida juntamente com a água.
Os sais minerais podem ser repostos com a alimentação. O sódio e o cloro estão presentes no sal de cozinha e, portanto, em todos os alimentos salgados – que devem ser consumidos com moderação por quem tem pressão alta. O potássio pode ser encontrado em muitas frutas, como banana, laranja, uva, abacate e água de coco, enquanto o magnésio é adquirido em grãos como o milho, a lentilha e o grão de bico, além de em nozes e amêndoas.
É preciso lembrar que as bactérias se proliferam mais no calor, e isso exige cuidados redobrados com a higiene. É preciso ter atenção com a procedência da água, com o armazenamento e a preparação de frutos do mar, maionese, leite e seus derivados. Alimentos crus, como verduras, devem ser muito bem lavados.
Saladas
Tendo o devido cuidado com a higiene, a salada é um alimento muito indicado para o verão, por ser leve e de fácil digestão. O Bem Estar desta quarta apresentou receitas de saladas preparadas pela chef Ina Gracindo, que você confere na íntegra aqui no site.

Salada de grão de bico
- Ingredientes:
150g de grão de bico cozido
Meia cebola picada
1 talo de salsão (aipo) picado
1 maçã ácida cortada em cubinhos e regada com suco de limão
1 colher de chá de açúcar misturado com canela
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de chá de limão
Queijo coalho no espeto

- Preparo: Misture o açúcar e a canela com a maçã e junte com o grão de bico, a cebola e o salsão, e reserve. Misture bem o creme ao limão e cubra a salada e sirva com o queijo assado no palito.
Salada fresca multicor
- Ingredientes:
1 cenoura ralada
1 beterraba ralada
1 pepino japonês ralado
1 rabanete ralado
2 colheres de sopa de amendoins descascados
2 colheres de sopa de passas brancas
Fatias de abobrinha grelhadas
100g de queijo ricota temperado com manjericão picado
- Para o molho:
Polpa de 1 maracujá
Suco coado de meia laranja seleta
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de gergelim tostado
Sal e pimenta do reino a gosto

- Preparo:
Misture todos os ingredientes e aplique sobre a salada. Sobreponha as camadas usando um aro culinário – uma lata de conserva pode substituí-lo – e regue com o molho de maracujá, A ricota pode ser temperada e depois rechear as fatias de abobrinha que guarnecem a salada.

Super salada
- Ingredientes:
Alface (duas ou três colorações diferentes; uma folha de cada)
Baguete ou pão francês
Manteiga de alho
Muçarela light
1 lata de tomate pelati
Galhos de majericão
Ovos de codorna
Figos
Pepino
Cenoura

- Preparo:
Faça a montagem como uma pirâmide: a alface vai na base, sob uma fatia de torrada cortada em diagonal de baguete (ou pão francês) e untada com um pouco de manteiga de alho, coberta com finas fatias de muçarela light, fatias de tomates pelatti (de lata), galhos de manjericão e rodelas de ovos de codorna cozidos por cima. Como guarnição, figos grelhados e fitas de pepino e cenoura – as fitas são feitas com um descascador de batatas.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário