Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Cuidado ao dar mamadeira para seu filho maior de 2 anos

Cuidado ao dar mamadeira para seu filho maior de 2 anos

Estudo aponta revela que o seu uso pode causar obesidade nas crianças
Se o seu filho já tem mais de 2 anos e ainda usa mamadeira, atenção! Um estudo realizado pelas Universidades de Temple e Ohio, ambas dos Estados Unidos, revela que seu uso prolongado eleva o risco de problemas de peso. A análise, feita com 6.750 crianças, mostrou que a prevalência de obesidade nas que tomavam mamadeira aos 2 anos era de 23% aos 5. Já nas que não tomavam, era de 16% na mesma idade.
O grande problema é o uso inadequado da mamadeira após os 2 anos (ou mesmo antes dessa idade), que faz com que a criança tenha uma ingestão acentuada pela maneira passiva como o líquido é absorvido. Assim, ela tem dificuldade de sentir saciedade da fome.
Dessa maneira, dormir com a mamadeira ou oferecê-la de forma frequente à criança para acalmá-la é um erro alimentar e pode levar à obesidade. Como em geral o que os pais dão na mamadeira é leite e sucos, alimentos ricos em proteína e/ou caloria, ela excede as necessidades energéticas diárias, que se acumulam no organismo como gordura.

ATÉ QUANDO USAR A MAMADEIRA?
A amamentação exclusiva deve acontecer até o sexto mês de vida do bebê e sua manutenção junto com a alimentação complementar (papas de legumes, frutas) até os 2 anos. As crianças amamentadas no peito por mais tempo têm mais facilidade de aceitar o copinho para tomar líquidos e costuma recusar a mamadeira. Já, quando há necessidade de a criança tomar fórmulas infantis, elas devem ser aquelas nutricionalmente balanceadas para lactentes. É importante também que a família entenda que leite e suco são alimentos e para hidratar é necessário água (líquido sem calorias).

COMO MUDAR O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS
O primeiro passo é paciência. Depois, deve-se regularizar os hábitos da criança e ter uma disciplina no horário das refeições, perfeitamente possível para uma criança de 2 anos. Depois, comprar um copo que seja atrativo ao filho. Caso ela não aceite, tente usar bicos com furos mais rígidos (tipo “bico de pato”), e continue com a adaptação ao copo, aos poucos.

Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário