Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coco e seus benefícios

images (4)

Procurado principalmente por quem tem o desejo de emagrecer, o óleo de coco contém diferentes substâncias capazes de beneficiar a saúde. Entre elas estão os ácidos graxos essenciais e o glicerol, muito importante para o organismo, pois com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades.
PELE
Pele e cabelos também podem se beneficiar com o óleo de coco, que age como hidratante e condicionador natural. Antes do banho, basta massagear os cabelos com 1 colher (sobremesa) do óleo, depois é só lavar normalmente.
Para amaciar a pele, massageie com o óleo, deixe agir por 15 minutos e lave em seguida com água fria. Hidrata a pele e previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isso se deve à lubrificação da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. O óleo tem poder bactericida e pode ser utilizado em picadas de insetos e no tratamento de herpes.
BARRIGA ENXUTA
Devido a gordura do óleo não necessita de enzimas especiais para absorver o que transforma muito rápido em energia, não armazenando no corpo. Por isso, é considerada termogênica e beneficia a emagrecer.
Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo e necessitam de mais energia para serem digeridos, intensificando a queima de gorduras.
Potencializando o efeito emagrecedor, o óleo promove uma sensação de saciedade e estimula a liberação de glicose no sangue. Dessa forma, ajuda a diminuir a compulsão por carboidratos, principalmente doces. Contrário aos demais óleos poli-insaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes das células, a gordura do coco abre as membranas das células, permitindo que os níveis de glicose e insulina normalizem.
Bastam 2 colheres (sopa) de óleo de coco diariamente, distribuídas entre as refeições, para turbinar a perda de peso, em especial a gordura abdominal. Porém, o benefício só é garantido se o alimento for incluído em uma dieta saudável e pouco calórica.
BENEFÍCIOS
Ácido láurico, mirístico e caprílico: entre outras poderosas substâncias, são essas que auxiliam na perda de peso e, ao mesmo tempo, trazem muitas vantagens à saúde.
O ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano. A monolaurina destrói vírus revestidos de lipídeos e diferentes bactérias patogênicas. Por sua ação bacteriana, consegue proteger o intestino, equilibrando a flora intestinal. Assim, previne e combate a prisão de ventre quanto a diarréia.
A gordura do coco tem maior concentração de ácido láurico entre todas as gorduras vegetais. É o mesmo ácido graxo do leite materno, elemento indispensável para estimular o equilíbrio imunológico.
Rico em vitamina E, o óleo de coco também reduz a produção de radicais livres e suas conseqüências, como o envelhecimento precoce. O nutriente também tem importante papel na recuperação do sistema imunológico, principalmente em idosos, e aumenta a resistência muscular.
SUGESTÕES DE CONSUMO
Pode-se usar 2 colheres de sopa como tempero de saladas, misturados nos iogurtes, batido com sucos naturais e vitaminas, em receitas culinárias como bolos e tortas.
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário