Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Atividade Física, óleo de cártamo e perda de peso


O óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta chama Carthamus tinctorius L. , conhecida como açafroa, uma planta rústica e resistente a climas secos, altas temperaturas e ventos fortes. 

As sementes dessa planta são ricas em ácido linoleico (ômega 6), que representa aproximadamente 70% de sua composição e ácido oleico (ômega 9), que representa 20% de sua composição. Segundo estudos, o consumo deste óleo ajuda o organismo a “queimar” a gordura acumulada, além de estimular a liberação de substâncias relacionadas à sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

O ácido graxo monoinsaturado, ômega 9, presentes no óleo de cártamo podem auxiliar no aumento da produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade. Assim o óleo de cártamo é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário, contribuindo para a perda de peso. 

Já o ácido linoleico, ômega 6, tem a capacidade de inibir uma enzima chamada lipase lipoproteica, que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais expressiva a atividade desta enzima, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas, e consequentemente, o acumulo de gordura aumenta. Bloqueando a ação da lípase lipoproteica, a transferência de gordura para o interior das células também fica inibida, o que obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia durante a atividade física, estimulando a lipólise. 

Além disso, por ser um óleo de origem vegetal é riquíssimo em vitamina E, que possui ação antioxidante neutralizando os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele. 

Um estudo realizado com ratos demonstrou que o óleo de cártamo “potencializa” a ação da serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. 

Portanto, o óleo de cártamo pode atuar como um auxiliar na perda de peso e gordura localizada. Vale destacar que seu consumo deve estar associado com a prática regular e orientada de atividade física. 

Para que tenhamos bons resultados na perda de peso, além do consumo de suplementos e atividade física é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada que priorize o consumo de cereais integrais, frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário