Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Descubra oito verdades sobre os antioxidantes

Antioxidantes ganharam fama pela proteção da pele Foto: Getty Images

Os antioxidantes são nutrientes que protegem as células do corpo da ação dos radicais livres que atacam as membranas celulares, acelerando o envelhecimento e as doenças crônicas e, por isso, são considerados aliados da beleza. Dermatologistas de todo o mundo têm debatido sua importância e seu uso na cosmetologia e o periódico médico Journal of the American Medical Association realizou até um estudo com resultado impressionante: a ingestão de muitos antioxidantes pode aumentar os níveis de toxinas nocivas no organismo, podendo levar ao surgimento de câncer.
Para entender melhor como eles funcionam e se podem prejudicar a saúde, alguns profissionais foram ouvidos pela Total Beauty para esclarecer como os antioxidantes podem ser ingeridos e como agem de verdade no corpo e na beleza. Confira oito informações essenciais sobre eles:
1) Os radicais livres: estamos expostos o tempo todo, mas o estilo de vida também colabora para o aumento dos radicais livres no corpo, como a ingestão de fast food, cafeína e cigarros. Para proteger o corpo, basta melhorar a dieta ou apelar aos suplementos de antioxidante.
2) Vitamina C: é um antioxidante que ajuda no sistema imunológico, na produção de colágeno, ajudando na diminuição do surgimento de rugas e linhas finas, e protege as células da pele do efeito nocivo do sol. Deve ser consumida em suplementos, frutas cítricas e pimentas.
3) Vitamina E: pode ser tóxica se ingerida em excesso, mas até 15mg diárias (dose recomendada para mulheres adultas) estimula a renovação celular. O ideal é ingeri-la pelos alimentos para não ter risco de uma superdose. Está presente no abacate, sementes, nozes, amêndoas e gérmen de trigo.
4) Vitamina A: o betacaroteno deste antioxidante repara e estimula o crescimento de novas células, mas não deve ser ingerido em excesso, nem em suplementos. Está presente na cenoura, damasco, batata-doce e também em vegetais folhosos e verde escuros.
5) Selênio: os minerais estimulam a produção de antioxidantes, mas devem ser ingeridos, porque o corpo não os fabrica. O selênio protege dos danos do sol e ajuda na absorção da vitamina E. Em excesso pode ser tóxico para unhas e cabelos. Soja, legumes, frutos do mar e gemas são fontes de selênio.
6) Fitonutrientes: licopeno e luteína são antioxidantes que vêm de plantas e ajudam na luta contra doenças degenerativas, estimulando o sistema imunológico e, consequentemente, a saúde da pele e do organismo. Estão em vegetais amarelos e verde escuros (luteína) e nos vermelhos, como tomate, mamão, melancia etc (licopeno).
7) Suplementos: devem ser evitados, pois podem levar a uma overdose de nutrientes que podem ser tóxicos. Os antioxidantes são melhor absorvidos quando ingeridos naturalmente em uma dieta rica em vegetais e frutas coloridos.
8) Resultados não são instantâneos: se a opção foi pela ingestão de alimentos ricos em antioxidantes ou pelos cosméticos, apenas após um tempo, que varia entre três e cinco semanas, é que os efeitos poderão ser notados na pele.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário