Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Dicas para manter o peso mesmo comendo em restaurantes


Fazer refeições fora de casa está cada vez mais incorporado à rotina dos brasileiros, tornando o setor, um dos mais crescentes no Brasil, com previsão de desenvolvimento de 12,5% para este ano. No país, 31% da população consome comida na rua semanalmente, número que deve atingir 50% até 2020, de acordo com o Portal Alimentação Fora do Lar. Há uma série de fatores para explicar o fenômeno: a presença da mulher no mercado de trabalho, a urbanização acelerada do país e um ritmo de vida cada vez mais atribulado faz com que o tempo para cozinhar em casa seja cada vez mais escasso. Isso leva as pessoas a procurarem alternativas fora do lar para se alimentar. Porém, a oferta de alimentos muito calóricos e de baixo valor nutritivo nesses estabelecimentos é tentadora. E seu consumo a longo prazo pode acarretar em deficiências nutricionais, obesidade e principalmente nas chamadas DCNT (doenças crônicas não transmissíveis), como por exemplo, hipertensão, diabetes, entre outras. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que ajudarão em escolhas inteligentes nas refeições fora do lar: 

1-) Escolha um local tranquilo. As pessoas que se sentam nas partes mais agitadas dos restaurantes (perto de uma janela ou na frente de uma TV), tendem comer muito mais, já que a distração faz com que percamos a noção do quanto estamos ingerindo. 

2-) Seja o primeiro a pedir. Você decidiu por uma opção leve e saudável, mas quando seus amigos começam a pedir filé à parmegiana com fritas, você começa a repensar o seu salmão grelhado... Para contornar a tentação de prato menos saudáveis, faça primeiro o seu pedido e mantenha-se firme na proposta de uma opção que contribuirá para a sua saúde! Deixe essas opções mais calóricas e pouco nutritivas para as ocasiões especiais, como festas e eventos. 

3-) Faça do seu jeito. Antes de fazer seu pedido, pergunte ao garçom sobre os detalhes da refeição (modo de preparo, ingredientes utilizados, tamanho da porção, etc.). Isso irá ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes. 

Não tenha medo de fazer pedidos especiais! Por exemplo, pedir que o alimento seja servido com o mínimo de manteiga ou óleo; ou que o prato seja grelhado ao invés de frito; que venha sem sal para que você adicione a quantidade desejada na sua comida e assim por diante. 

4-) Não se deixe seduzir por palavras. Descrições como "peito de frango suculento" ou "mousse aveludado" são cada vez mais comuns nos cardápios de restaurantes. Pesquisas mostram que as palavras que promovem sabor e textura podem aumentar as vendas em 23%, podendo até mesmo influenciar a forma como você sente o sabor dos alimentos. 

5-) Fuja das entradas. O maior dano ocorre muitas vezes antes da refeição propriamente dita. Bandejas de aperitivos são normalmente carregadas de gordura. Além disso, eles tiram o apetite para os alimentos mais saudáveis que virão a seguir. Portanto, tente evitá-los. Se acha que será difícil resistir, peça ao garçom para não trazê-los à mesa. 

6-) Comece pela salada. Mas cuidado: ela pode ser a melhor amiga ou inimiga da sua refeição, dependendo de como você irá temperá-la. Abuse das folhas cruas, complete com legumes cozidos e bem diversificados. Os vegetais são ricos em fibras – que auxiliam na sensação de saciedade – além de conterem vitaminas e minerais importantes para a saúde. Mas evite molhos à base de queijo, que contenham bacon, além de croutons. Prefira azeite de oliva extravirgem (além de muito saboroso é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a modificar a distribuição de gordura corporal, favorecendo o menor acúmulo na região abdominal), vinagre ou até mesmo umas gotas de limão. 

7-) Cuidado com as bebidas! Elas também podem ser grandes vilãs de uma dieta. Água é livre e, de forma geral, devemos ingerir ao menos 2 litros por dia. Mas nunca junto com a refeição, já que a prática pode atrapalhar o processo digestivo. Além disso, suco de frutas e água de coco também são opções saudáveis e servem como alternativas aos refrigerantes. 

Os chás verde, branco podem ser usados entre as refeições para acelerar o metabolismo, já que possuem efeito termogênico, aumentando a queima de calorias. O chá de hibisco também pode ser um bom aliado, pois além de ajudar no processo de emagrecimento, possui efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do organismo. 

Uma taça de vinho tinto, para acompanhar uma refeição pode ser bastante benéfico, já que a bebida é rica em antioxidantes que ajudam a varrer os radicais livres do nosso organismo e relaxam os vasos sanguíneos, protegendo a saúde do coração. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário