Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 21 de maio de 2013

O macarrão como prato principal


Um prato de macarrão pode ser uma refeição saudável e balanceada


O macarrão como prato principal

Seja fusilli, gravatinha, talharim, espaguete, não importa o formato, o fato é que o macarrão faz parte da alimentação de todos, desde a infância até a melhor idade, não há quem consiga resistir a ele.

E ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele pode sim ser uma refeição completa, saudável e balanceada.
Nessa matéria vamos te dar dicas de como deixar seu macarrão mais saudável e nutritivo.
Apostar na versão integral é uma boa opção. Ele tem aproximadamente três vezes mais fibras que o tradicional, auxiliando para o bom funcionamento do intestino, e aumentando a sensação de saciedade. Além de ser rico em vitaminas do complexo B e E.
Mas se prefere a versão tradicional tudo bem, ele também é nutritivo, tem baixo teor de gordura e uma boa quantidade de folato.
Uma dica importante, para que o macarrão possa se tornar um prato único na sua refeição é incluir sempre uma proteína: carne, peixe, frango, soja. Se a opção for por um molho a bolonhesa, a carne moída terá essa função.
Falando em macarrão a bolonhesa, quando acompanhado de uma salada, é um ótimo substituto do tradicional arroz, feijão, bife e salada, inclusive com relação a calorias. Ambos vão ter aproximadamente 400 calorias, boa quantidade para um almoço, por exemplo.
Todo mundo sabe que no almoço e jantar devemos sempre incluir verduras e legumes. Mas ao invés de fazer uma salada separada, você pode preparar um macarrão com legumes. Brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha, berinjela, escarola, são ótimas sugestões. E não se esqueça de acrescentar tiras de frango, de carne ou mesmo atum, camarão.
Separamos para você algumas receitas de macarrão saudáveis e deliciosas. Experimente!
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário