Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas de alimentação sem Glúten


Não é sempre que uma condição médica séria vira uma dieta da moda, mas aconteceu com os produtos sem glúten. Dados mostram que os americanos gastam mais de 6 bilhões de dólares em alimentos livres de glúten com o intuito de perda de peso. 

O emagrecimento com a exclusão do glúten da dieta pode acontecer em alguns casos, onde a pessoa apresenta hipersensibilidade e inflamação causada pela ingestão da proteína e quando esse glúten é retirado da dieta o organismo responde melhor, inclusive levando a perda de peso. 

O que é glúten? É uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e malte de cereais. É uma combinação das frações proteicas gliadina e glutenina, que representam mais de 47% da proteína encontrada na farinha de trigo. É ele que da elasticidade e forma a massa. 

Fazer uma dieta sem glúten é uma grande mudança de hábitos e, como toda novidade, leva-se algum tempo para acostumar e alguns cuidados são necessários: 

Crie o habito de ler as informações contidas nas embalagens dos produtos. Se na lista de ingredientes constar: trigo, aveia, centeio, cevada, malte de cereais esse produto contém glúten. 

Procure na embalagem a advertência “Contém glúten” ou “Não contem glúten” conforme a lei 10.674, de 16/5/2003. 

Muitos alimentos saudáveis e deliciosos, em suas formas não processadas, são naturalmente sem glúten: feijões, oleaginosas, sementes como arroz, quinua, amaranto, milho, tubérculos como batata doce, batata, inhame, mandioca, ovos, carnes, frutas e vegetais. 

Exclua do cardápio, a menos que o produto seja rotulado como "sem glúten" os seguintes alimentos: cerveja, pães, bolos, doces, batatas fritas, molhos, massas, molhos para salada, sopas e bases de sopa e legumes em molho. 

Em uma dieta sem glúten feita sem acompanhamento pode ocorrer deficiências de nutrientes como ferro, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B, assim se você está começando uma dieta livre de glúten é uma boa ideia consultar um nutricionista que possa responder às suas perguntas e oferecer conselhos sobre como evitar o glúten e ainda comer uma dieta saudável e equilibrada. 

Fique atento, nem sempre produtos sem glúten são mais saudáveis, alguns podem ser ricos em calorias, gorduras e carboidratos, então mesmo sendo sem glúten opte pelos que tiverem maiores teores de fibras e menores de calorias, gorduras e sal. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário