Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Óleo de arroz


Conheça os benefícios para saúde!


Óleo de arroz

Os óleos são imprescindíveis no preparo de diversos pratos, sejam eles cozidos, fritos, grelhados ou até para o tempero das saladinhas. No mundo da gastronomia podem-se encontrar diferentes opções como de soja, milho, girassol e até de coco.

No entanto, um óleo que está ganhando cada vez mais adeptos devido aos seus benefícios para a saúde é o de arroz.
Países como Japão, Índia, Coréia, Indonésia e China fazem grande utilização desse óleo. Ele é diretamente extraído do farelo e do gérmen do grão de arroz. Em sua composição encontram-se os ácidos oléico (38,4%), linoléico (34,4%), linolênico (2,2%), palmítico (21,5%) e esteárico (2,9%). "O óleo de arroz é também rico em antioxidantes que fazem dele uma opção mais saudável do que os óleos de amendoim, palma ou soja", afirma Flávia Figueiredo, nutricionista da rede Mundo Verde.
A iguaria possui taxas inferiores de gorduras saturadas - conhecidas por elevarem os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) - comparado a outros óleos. "Ele possui um tipo de gordura denominada poli-insaturadas e é rico em outros compostos benéficos ao organismo, como os fitoesteróis, que diminuem a absorção de colesterol da dieta, e o gama oryzanol, um antioxidante natural que previne o risco de desenvolvimento de doenças do coração", descreve a nutricionista.
Além de gorduras benéficas o óleo de arroz é uma fonte de vitamina E, um componente importante para a prevenção de danos celulares que ajudam a combater o envelhecimento precoce. E embora muitas pessoas afirmem que o consumo desse óleo ajuda no processo de emagrecimento, Flávia informa que não existem estudos que comprovem esse feito.
A nutricionista ressalta que o óleo não tem contraindicação, mas alerta que o consumo deve ser moderado: "Não existe uma dose diária recomendada, porém qualquer excesso pode ser prejudicial. Cada grama de óleo de arroz possui nove calorias e seu consumo demasiado pode desregular uma dieta".
Flávia conta ainda que o óleo de arroz é bastante resistente ao calor. Por este motivo, preserva suas características nutricionais mesmo elevado a uma temperatura de 180ºC. "Ele não modifica o sabor ou cheiro dos alimentos e pode ser usado na preparação de qualquer alimento, garantindo a originalidade dos mesmos", garante.
Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) indicou outra aplicação do óleo de arroz. Os pesquisadores desenvolveram nanopartículas fabricadas com o líquido que poderão ser aplicadas no tratamento de pessoas que possuem psoríase.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário