Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 28 de maio de 2013

5 maneiras de evitar o ganho de peso


A forma como nos alimentamos tem um impacto direto sobre nossa saúde, incluindo a manutenção de um peso corporal saudável. O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de doenças como cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. 

Comer bem é essencial para o bem estar e a vitalidade. Para isso, a prevenção é o melhor caminho.

Uma dieta equilibrada não precisa ser monótona. Deve conter variedades de alimentos saborosos e saudáveis. Para o controle de peso além de um cardápio diversificado, devemos manter hábitos saudáveis de vida como a prática regular de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gorduras e açúcar. 

1. Escolha alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibra ajudam na manutenção e perda de peso, pois ao consumi-los, em contato com o líquido no interior do estômago, ocorre a formação de uma espécie de gel que dilata o estômago, causando a sensação de saciedade. Dessa forma, diminui o apetite. Além disso, em geral, os alimentos fontes de fibras possuem menor valor calórico. Em um estudo realizado pelo United States Department of Agriculture’s Human Nutrition Research Center foi demonstrado que mulheres que tiveram aumento na ingestão de fibras diminuíram a absorção de calorias em 90,0 Kcal por dia. 

As fibras diminuem a velocidade de absorção de gorduras e açúcar, além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudando a eliminar toxinas, o que também auxilia na manutenção e perda de peso. 

2. Associe fibras e proteínas nas refeições
Alimentos ricos em fibras e proteínas levam mais tempo para serem digeridos, mantendo os níveis de glicose no sangue normais. Dessa forma, os níveis de energia são mantidos e evitando os picos elevados de glicose, há a diminuição na vontade de consumir doces. 

3. Inclua especiarias no preparo dos alimentos
As especiarias, além de conferirem maior sabor e nutrientes às preparações, podem ajudar no emagrecimento. Pimenta, gengibre e canela, são exemplos de condimentos que aumentam a termogênese, acelerando o metabolismo e, dessa forma, ajudam a queimar mais calorias. Esses condimentos fornecem substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, que ajudam na prevenção contra doenças como cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. Ajudam, também, na eliminação de toxinas. 

4. Beba mais água
A desidratação pode ser confundida com fome. Por isso, não deixe de manter-se bem hidratado. Consuma cerca de 2 litros de água ao longo do dia. Uma ótima opção são as águas aromatizadas. Para isso, você pode adicionar ervas como alecrim, hortelã ou gengibre à água. 

5. Escolha o molho certo para sua salada
As saladas devem fazer parte do cardápio, mas o tipo de molho pode torná-lo extremamente calórico, com muita gordura saturada e sódio, o que irá prejudicar sua dieta. Ao temperar as saladas, evite molhos industrializados, queijos, maionese e opte por azeite de oliva extravirgem, vinagre balsâmico, suco de limão e especiarias como orégano, salsa, cebolinha, alho poró.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário