Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 11 de maio de 2013

Gastrite, azia e refluxo: saiba como aliviar os sintomas


Mudanças de hábitos alimentares e algumas atitudes simples para mudar este quadro


Gastrite azia e refluxo saiba como aliviar os sint

Hoje em dia muitas pessoas sofrem com gastrite, azia e refluxo. Alguns minutos após as refeições já sentem um incômodo na boca do estômago ou uma forte dor em toda a região estomacal. Você sabe por que isso acontece?
A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago.
A azia é o sintoma mais característico de refluxo do suco gástrico para o esôfago, conhecido como doença de refluxo gastroesofágico, causada pelas alterações do esfíncter que separa o estômago e o esôfago e que funciona como uma válvula para impedir o retorno dos alimentos e sucos gástricos.
Para diminuir os sintomas e cuidar do estômago de forma geral é necessário ter algumas mudanças de hábitos, tanto em relação à sua dieta quanto a forma de consumir os alimentos. Vamos listar as 5 principais:
Comer de 3 em 3 horas - Separar um tempinho para as refeições é essencial, pois ficar com o estômago vazio permite que os ácidos irritem ainda mais a parede do estômago.
Mastigar bem os alimentos - Muitas pessoas almoçam em menos de 10 minutos, você acha que dá tempo de mastigar direito os alimentos nesta velocidade? Não dá. Se o alimento não for triturado corretamente na boca, ele chega em pedaços maiores no estômago, aumentando o seu trabalho. Trabalhando mais, ele se cansa mais e dói mais.
Dar preferência a frutas, verduras e carnes magras - As frutas e verduras são riquíssimas em fibras, que por sua vez diminuem os níveis de grelina, um dos hormônios responsáveis pela acidez estomacal.
Diminuir gordura do cardápio - Os alimentos gordurosos exigem muito do estômago e, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Não é proibido comer, mas seu consumo deve ser moderado.
Diminuir quantidade de alimentos à noite - Como diz o velho ditado: "tomar café-da-manhã como rainha, almoçar como uma princesa e jantar como uma mendiga". Com a correria de hoje em dia fazemos tudo ao contrário, tomamos o café-da-manhã com pressa, muitas vezes de pé e comemos apenas ‘alguma coisinha’. Almoçamos algo rápido para voltar logo ao trabalho e à noite, em casa, é a hora que comemos mais.
Além destes cuidados, podemos citar outros como: diminuir consumo de café, chá preto, bebidas alcóolicas, refrigerantes e chocolate. Os fumantes também sofrem muito com estes sintomas, pois a nicotina estimula o refluxo e aumenta a produção de ácido no estômago.
Você já deve ter escutado a sua avó falar que tomar leite gelado é bom para quem está com azia. Pois é, e ela tem alguma razão, ele alivia o sintoma no momento, mas depois só tende a piorar. O leite aumenta a produção de ácido gástrico, queimando ainda mais o estômago e gerando o mal estar.
Lembre-se sempre, estes sintomas necessitam uma atenção especial, não se automedique ou ignore os sintomas, procure um profissional da saúde para melhor orientá-lo.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário