Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Importância da Vitamina D


A importância da vitamina D vai muito além do que apenas prevenir ou tratar o enfraquecimento dos ossos, osteopenia e osteoporose, através da facilitação da absorção do cálcio no intestino delgado.
Desde a década de 1960 é considerado um hormônio esteroide, com atuação na transcrição genética em cerca de 3% do genoma em diversos tecidos do organismo humano.
Conhece-se cerca de 41 metabólitos desta vitamina, sendo o colecalciferol 1,25(OH)D3, ou simplesmente vitamina D3, sua principal forma biologicamente ativa. É sintetizada na pele humana pela ação da radiação ultra-violeta B (UVB), e é encontrada predominantemente na gema de ovo e óleo de peixe.
A mensuração no sangue deve ser feita por seu isômero 25 (OH) vitamina D, e nunca pela vitamina D3, que apresenta concentração plasmática 100 vezes menor. A avaliação da vitamina D em diferentes populações tem alarmado os pesquisadores, que têm encontrado níveis baixos em mais do que 50% das pessoas avaliadas.
Estudos têm relacionado a deficiência de vitamina D com a gênese e progressão de várias doenças, incluindo as cardiovasculares, imunológicas, câncer, dentre outras.
A vitamina D pode ser produzida no nosso organismo através do contato dos raios solares sobre a pele ou pela ingestão de alguns componentes animais, como o óleo de fígado de peixe, peixes gordos e alimentos fortificados (como leite e cereais matinais).
O colesterol, naturalmente presente no nosso organismo, é a matéria-prima para a produção de Vitamina D. Quando os raios solares atingem a nossa pele, o colesterol (7-deidrocolesterol) que está nela é transformado na Vitamina D pró-ativa.
Essa vitamina D pró-ativa vai até o fígado e depois até os rins. Os rins é que transformam a vitamina D pró-ativa na sua forma ativa, chamada calcitriol. Por isso, pessoas com doenças renais, especialmente na insuficiência renal crônica têm dificuldade em ativar a vitamina.
Na falta de vitamina D ocorre retardo na formação e crescimento das cartilagens dos ossos. Nos adultos isso se chama osteomalácia, e nas crianças, raquitismo.
Não podemos considerar que a exposição casual à luz solar seja suficiente para suprir as necessidades de vitamina D. É muito comum para a maioria das pessoas que vivem em cidades não se exporem adequadamente à luz solar.
A produção de vitamina D pode ser ainda mais reduzida pelo uso de filtros solares no dia-a-dia. E para piorar, existe o insulfilm nos carros, o ar condicionado para manter as janelas fechadas, o horário comercial para manter as pessoas trabalhando enquanto o sol está brilhando.
É importante haver a dosagem sanguínea dessa vitamina. Peça seu médico para solicitá-la em seu próximo exame de sangue e suplementá-la se necessário.
Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário