Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 24 de março de 2013

O arroz de todo dia


Barato e acessível, o arroz é um dos alimentos do nosso dia-a-dia. Ele faz parte dos alimentos energéticos, ou seja, aqueles responsáveis pela maior parte dos nutrientes que nos garantem energia para enfrentar a jornada diária. O arroz é fonte de carboidratos, cálcio, fósforo, potássio, ferro e outros minerais, além de vitaminas, especialmente as do complexo B. O arroz pode ser encontrado em diversos tipos: branco, parboilizado, negro, integral e mais.  
Arroz branco – O arroz branco é o mais comum por aí. Ele passa por um processamento que retira a casca que o cobre em sua forma integral. Assim, apesar de ser mais comum, este tipo de arroz acaba sendo menos nutritivo já que perde parte de seu valor nutricional. O seu ponto forte é ser o mais barato, mais fácil de encontrar e o que tem maior funcionalidade, podendo ser usado para fazer uma lista grande receitas. Além disso, o arroz polido é que demora menos tempo para ficar pronto. 
Arroz integral – Uma fina casca. Para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, o detalhe só traz benefícios. A versão integral, não processada industrialmente, tem maior concentração de fibras insolúveis, que estimulam o sistema gastrointestinal e contribuem para a diminuição da fome. Além disso, ela conta com grande quantidade de vitamina B1 e é rico em sais minerais como manganésio, selênio, magnésio e triptofanos.  
Arroz parboilizado – Este tipo de arroz passa por um tratamento hidrotérmico (com água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, para que parte das vitaminas e minerais passem dela para o interior do grão, aumentando seu valor nutritivo.  
Arroz cateto ou japonês – Com grãos mais curtos e um pouco transparentes, este tipo de arroz têm grande quantidade de amido e tende a ficar mais macio e cremoso quando comparado com os outros tipos. Ele também tem sua versão integral, que conserva maiores quantidades de vitaminas e minerais.  
Arroz arbóreo – Ideal para o preparo de risotos, este tipo de arroz possui o grão arredondado e concentra bastante amido, o que faz com que tenha aquela consistência cremosa depois de cozido. Ele não possui casca e não passa por nenhum processo de conservação de nutrientes, estando próximo ao arroz branco em termos de valores nutricionais.  
Arroz vermelho – O arroz vermelho dá um ar diferente ao prato é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL no sangue, conhecido como o colesterol ruim. Ele apresenta ainda mais ferro e zinco do que o arroz branco. 
Arroz negro – O arroz negro era conhecido como “arroz proibido” na China antiga e só o imperador podia consumi-lo. Ele contém mais proteínas e fibras em relação ao arroz integral, além de um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Também contém grande conteúdo de compostos fenólicos e propriedades antioxidantes.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário