Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 10 de março de 2013

Exagero de sódio em alimento industrializado não é percebido

Exagero de sódio em alimento industrializado não é percebido.

Nem sempre a opção light com menos açúcar ou gorduras é a melhor opção.
A moda da “vida saudável” leva as pessoas a prestarem mais atenção nos alimentos com menor quantidade de açúcar e gordura, mas elas se esquecem de olhar para as absurdas quantidades de sódio presente nas tabelas nutricionais. Hoje, cerca de 60% dos idosos são hipertensos por conta do exagero" muitas vezes inconsciente, explica a presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), Márcia Fidelix. O sal é adicionado aos alimentos industrializados também como forma de conservante, sendo assim, muitas vezes consumimos alimentos doces como bolachas e iogurtes sem nem se dar conta em observar a quantidade de sódio dos alimentos.

Porém, nas embalagens, só é informada a quantidade de sódio, e não a de sal. "O consumidor deve estar atento aos rótulos e lembrar que o consumo máximo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) deve ser de 2 g e a quantidade máxima de sal é de 5 g, o equivalente a uma tampa de caneta (bic) cheia."

É evidente que o sal torna a comida mais saborosa, no entanto devemos nos preocupar com tudo o que ingerimos e no impacto que a nossa alimentação causa na saúde. Com a redução do consumo de sal podemos prevenir o câncer de estômago, controlar o funcionamento dos rins, reduzir a retenção de líquidos e promover o equilíbrio da pressão arterial.

Foi divulgado no dia 16 de outubro pela ANVISA  a lista de alimentos com alto teor de sódio e o fato que mais chamou a atenção foi a grande variação na concentração de sódio no mesmo tipo de alimento como no caso do queijo parmesão apresentou o maior valor absoluto de sódio, entre todas as 500 amostras da pesquisa, e atingiu a marca de 3052 mg do nutriente para cada 100 g do produto.
De acordo com o diretor da ANVISA, essa variação na quantidade de sódio entre as diversas marcas reafirma a necessidade dos consumidores em observarem os rótulos dos alimentos industrializados. “É preciso que os consumidores comparem a tabela nutricional dos alimentos de diferentes marcas para que possam optar por alimentos mais saudáveis, com menos sódio”, orienta Álvares.

Outro ponto destacado pelo diretor é que os resultados apresentados indicam a possibilidade de o Brasil avançar na redução da quantidade de sódio em todas as categorias de alimentos analisadas. “O FATO DE ALGUMAS EMPRESAS PRODUZIREM ALIMENTOS SIMILARES COM MENOR TEOR DE SÓDIO DEMONSTRA QUE EXISTEM CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A REDUÇÃO DO SÓDIO NOS ALIMENTOS PROCESSADOS”, afirma Álvares.
Orientações

Além de observar o rótulo dos alimentos industrializados, a ANVISA orienta que o consumidor experimente os alimentos antes de adicionar mais sal. Isso porque,  geralmente, eles já possuem sal adicionado durante a preparação.

Outra dica é realizar a diminuição gradativa do sal nos alimentos. “Observa-se que o paladar se adapta à redução da quantidade de sal nos alimentos, por isso, essa redução gradual não vai afetar a percepção do sabor dos alimentos”, explica o diretor da ANVISA.

Também é preciso lembrar que alimentos frescos sempre têm menos sal. Por isso, é necessário EQUILIBRAR AS REFEIÇÕES com saladas e frutas.

Além disso, a população deve utilizar outros temperos naturais como ervas aromáticas, alho, cebola, pimenta, limão, vinagre e azeite para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos, evitando o uso excessivo de sal. “A REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL PODE SER INICIADA COM ATOS SIMPLES COMO A RETIRADA DO SALEIRO DA MESA”, complementa Álvares.

Essas mudanças são de extrema importância, mas o problema para a população em geral continua, o conhecimento sobre os dados apresentados nos rótulos nutricionais são de dificil entendimento, portanto, foi através dessa observação que foi criada a METODOLOGIA DAS CALORIAS INTELIGENTES(TESTADA E APROVADA PELO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO), que classifica os alimentos conforme sua qualidade nutricional, considerando não apenas o sódio mais demais fatores como gorduras, fibras, acúcares e outros elementos que em quantidade inadequadas podem ser prejudiciais a nossa saúde e atrapalhar o processo de emagrecimento.

MAS O QUE SÃO AS CALORIAS INTELIGENTES?
As Calorias Inteligentes classificam todos os alimentos em cores: Verde, Amarelo e Vermelho. As cores apontam a qualidade nutricional do alimento em uma porção.
Para ter uma alimentação saudável você pode consumir até 20 porções de alimentos classificados com a cor Amarela e 5 vermelhos. O Consumo de verde é liberado.

QUER SABER COMO ANDA A QUALIDADE NUTRICIONAL DE SUA ALIMENTAÇÃO?
Cadastre-se grátis no Programa Emagrecendo e tenha acesso a tabela completa de alimentos classificados com a Metodologia.
Fonte: Emagrecendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário