Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 29 de março de 2013

As frutas oleaginosas


As frutas oleaginosas como as nozes, avelãs, amêndoas e castanha do Pará, entre outras, estão sendo cada vez mais valorizadas pelo seu papel de nutrir e prevenir doenças cardiovasculares. Apesar de seu alto teor calórico, elas devem fazer parte da alimentação uma vez que trazem inúmeros benefícios à saúde.
Elas fornecem gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para a formação e recuperação muscular, além de vitamina E e selênio, que também apresentam importante ação antioxidante. Também há estudos relacionando o consumo de oleaginosas ao controle do diabetes (sensibilidade à ação da insulina) e da Síndrome Metabólica. 
É importante, portanto, consumi-las com moderação, especialmente quem controla o peso corporal e o percentual de gordura. A maioria dos estudos recomendam a ingestão de 20% das calorias diárias na forma de oleaginosas – algo em torno de 50 a 60g por dia.  O mais  apropriado é consumi-las nos intervalos das refeições e em preparações quentes (carnes) e farofas, por exemplo.
Conheça os benefícios de algumas dessas frutas:
Semente de girassol – rica em vitamina E, ácido graxo GLA (gamalinolenico). Útil para combater a TPM e a menopausa.
Semente de gergelim – rica em cálcio e ômega 6.
Nozes – rica em zinco, magnésio e ômega 3.
Amêndoas – rica em vitamina E, cálcio e zinco. É antioxidante, protegendo o corpo contra o envelhecimento.
Castanha-do-Pará – rica em selênio, mineral fundamental para formar antioxidantes que protegem nossas células e mantêm as tireóides e o fígado saudáveis.
Farelo de aveia e/ou arroz – ambos são ricos em fibras solúveis (absorvem gordura e açúcar em excesso) e fornecem ao organismo magnésio e vitaminas do complexo B.
Semente de linhaça – rica em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.
Quinua – oferece proteína em boa quantidade, além de ômega 3.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário