Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 1 de março de 2013

As melhores opções de lanches para a volta às aulas


A obesidade infantil está aumentando a cada dia, sendo uma das epidemias mais crescentes em todo o mundo. De acordo com o IBGE, no Brasil há 34,8% de crianças entre 5 e 9 anos e 21,7% de jovens entre 10 e 18 anos com excesso de peso. 

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a diversos problemas de saúde. O excesso de peso não é apenas um problema estético, é responsável por desencadear diversos problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, colesterol elevado. 

No período dos 6 meses aos 4 anos de idade ocorre a formação do hábito alimentar da criança, que irá indicar o padrão de consumo do indivíduo na idade adulta. 

Uma alimentação desequilibrada, com baixa ingestão de grãos integrais, hortaliças, frutas e excesso de guloseimas, pode levar à deficiências nutricionais, dificuldade de aprendizado e, ainda, contribui para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade na vida adulta. 

Os pequenos, principalmente os pré-escolares, utilizam muita energia para crescer, brincar e aprender. Todo esse combustível é obtido a partir de alimentos nutritivos, que os ajudam a se desenvolver fortes e saudáveis. 

Os lanches complementam as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) evitando a fome e até a fadiga. E nessa época de retorno às aulas, sempre surge a mesma preocupação com o que incluir na lancheira das crianças. É importante que os lanches sejam saudáveis e planejados com antecedência. Veja as dicas que preparamos para você montar um lanche nutritivo e saboroso para a criançada: 

- para que cumpram o papel de complementos da dieta, os lanches precisam ser compostos de alimentos nutritivos (cereais integrais, frutas, sucos) e evitar alimentos refinados e ricos em gordura trans (salgadinhos de pacote, refrigerantes e bolachas recheadas); 

- inclua sempre uma fruta na lancheira. Prefira as frutas da época, são mais saborosas e nutritivas;

- cookies integrais são ótimas opções para substituir as bolachas recheadas. Podem ser acompanhados de água de coco;

- prefira os sanduíches feitos com pães integrais e pasta de soja ou um queijo branco. Geleias sem adição do açúcar também podem ser oferecidas; 

- existem opções de salgadinhos de pacote assados, sem gordura trans, glutamato monossódico e corantes. São opções de snacks para o lanche; 

- bolos são boas opções, mas prefira os integrais e sem cobertura; 

- para beber, prefira sempre sucos naturais colocados em garrafinhas térmicas, água de coco ou água. A garrafa térmica protege o líquido da luz e da temperatura e impede que o suco fique azedo ou perca seus nutrientes. Os refrigerantes devem ser evitados;

- se seu filho for lanchar na cantina, é importante que você conheça os lanches oferecidos para orientar seu filho quanto às melhores escolhas. 

Sugestões de lanches saudáveis: 

1. Água de coco + cookies integrais de castanha + maçã
2. Suco de maçã integral + muffin integral + barra de frutas orgânicas
3. Suco de uva integral + sanduíche de pão integral com pasta de soja, alface e tomate
4. Suco natural de laranja + snack de soja + bala de algas marinhas
5. Iogurte natural + granola + mel em sache + banana 

Use sua criatividade e prepare um lanche nutritivo e saboroso para seu filho e não esqueça de incentivar a prática de atividades físicas regulares!

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário