Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O poder da chia, uma sementinha rica em fibras, cálcio, ferro, magnésio e ômega 3


Depois da febre da farinha e semente de linhaça, quinua, amaranto e óleo de côco, entre tantos outros produtos naturais e saudáveis, chegou a vez da chia, uma sementinha originária do México e Colômbia. Mas, se para nós ela é novidade, para os mexicanos e americanos ela já é uma velha conhecida. Trata-se de um alimento funcional muito popular entre os povos incas, astecas e maias.
A semente de chia é rica em fibras solúveis e insolúveis e sua casca é uma excelente fonte de fibras, responsáveis por proporcionar sensação de saciedade e auxiliando, assim, na manutenção do peso e bom funcionamento do intestino.
A chia possui ainda outras inúmeras e importantes propriedades. É considerada, por exemplo, uma ótima fonte de ácidos do tipo ômega 3, que regula os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue. Só pra se ter uma ideia, a chia tem muito mais ômega 3 do que o salmão e a linhaça, outros alimentos ricos nesse nutriente.
Ela contém ainda altas concentrações de ferro, magnésio e cálcio, minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O cálcio é importante para a saúde dos ossos e, quando combinado ao magnésio, seus efeitos são ainda mais potencializados, ajudando na construção óssea e muscular e na prevenção da osteoporose. O magnésio também é excelente para a saúde do nosso cérebro, atuando no combate ao estresse e melhorando o humor, a motivação e a autoestima.
A recomendação diária é de uma a duas colheres de sopa de chia, que podem ser adicionadas a iogurtes, vitaminas, sucos, frutas, sopas, saladas e ainda no preparo de bolos, pães e pudins. E o bom é que não precisa sequer triturar as sementes para se obter delas os benefícios esperados. É só adicionar e consumir direto. Bom, saudável e rápido!
Além do formato in natura, a chia pode ser encontrada no mercado também em outras apresentações, como em óleo e farinha. E uma boa notícia é que ela possui sabor suave, o qual costuma ser confundido com o do próprio alimento ao qual está sendo misturada.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário