Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mitos e verdades da alimentação – Parte II

Veja a segunda parte sobre os mitos da alimentação e fique por dentro sobre o que é ou não é verdade.
ABACATE ENGORDA
O abacate de fato é uma fruta calórica, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. As gorduras predominantes no abacate são as gorduras insaturadas, saudáveis e capazes de reduzir o colesterol LDL (ruim).
FAZER EXERCÍCIO FÍSICO EM JEJUM É BOM PARA PERDER PESO
Quando praticamos qualquer tipo de atividade física de estômago vazio, ou seja, em estado hipoglicêmico (sem açúcar no sangue), utilizamos como fonte de energia as proteínas que compõem a nossa própria massa muscular, que através de um processo bioquímico chamado gliconeogênese, faz com que os aminoácidos se transformem em glicose para alimentar energeticamente nossos músculos. Ou seja, o organismo precisa de energia para o exercício físico. Se não encontrar através da alimentação, vai consumir massa muscular.
- SUCOS NATURAIS SÃO MUITO SAUDÁVEIS E PODEM SER CONSUMIDOS SEM RESTRIÇÃO
Sucos naturais são saudáveis, mas não podemos bebê-los à vontade! Um copo de suco de laranja, por exemplo, fornece vitamina C, um antioxidante essencial para o combate a muitas doenças. Contudo o mesmo também é rico em calorias e açúcares (glicose e frutose). Ou seja, muito suco pode engordar e ainda pode elevar o açúcar sanguíneo em pessoas com intolerância à glicose ou diabetes. 
O mesmo vale para as frutas em geral . Elas são ricas em vitaminas, minerais, água e fibras, mas devem ser consumidas entre três a cinco porções por dia. O consumo excessivo de frutas pode elevar o nível de glicose no sangue. 
BANANA DE MANHÃ É OURO, DE TARDE MALTRATA, DE NOITE MATA. MANGA COM LEITE FAZ MAL
Alguns tabus alimentares têm origem no tempo da escravatura. Os escravos colhiam frutas e comiam à noite, escondidos. Neste horário, eles tomavam leite insuficiente para aplacar a fome. Para evitar que os escravos “roubassem” frutas, os senhores introduziam esses tabus. Como os filhos dos senhores das terras eram entregues aos cuidados de escravas, os tabus reverteram às famílias dos donos dos escravos. 
BANANA PRENDE O INTESTINO 
Este mito teve origem antes do advento dos antibióticos em que um preparado de banana verde era utilizado para combater diarréia infantil. Frutas verdes como goiaba, manga, banana e caju contêm taninos que lhes conferem adstringência e, por isso, prendem um pouco o intestino. Contudo, no processo de amadurecimento da fruta, a maioria do tanino desaparece. 
COMER BANANA REDUZ CÃIBRA 
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio – pela produção de ácido láctico, quando se faz atividade física intensa – pela falta do potássio, ou pela desidratação que pode acarretar um desequilíbrio eletrolítico, depletando inclusive o magnésio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se esta for a causa do problema, mas outros alimentos possuem maiores teores de potássio. Alguns deles são: ameixas, castanha do pará, feijão, melão, figo seco e uva passa.
AZEITE EXTRA VIRGEM É SEMPRE MELHOR
Azeites de oliva, de forma geral, são ótimas fontes de gorduras monoinsaturadas; outros tipos de óleos vegetais, como milho, gergelim, girassol e canola, são ricos em gorduras poli-insaturadas. Ambas protegem seu corpo dos problemas cardíacos, por elevar o nível de colesterol bom. Todos eles podem e devem estar presentes na sua mesa. Reserve o extravirgem com mais baixos teores de acidez (0,2 a 0,3%), mais caro, apenas para ocasiões especiais, pois estes conferem um melhor sabor.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário