Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa: Chocolate para todos!!!


A Páscoa está chegando. Esta data é uma das festividades mais esperadas por quem adora chocolates e quer uma oportunidade para consumi-los sem culpa. E ai vai a boa notícia seu consumo com moderação pode trazer benefícios à saúde. 

O cacau é rico em polifenóis, especialmente os flavonóides catequinas e proantocianidinas, de ação antioxidante e antiinflamatória, o cacau tem seus benefícios comprovados cientificamente. 

Seu consumo pode auxiliar no aumento da concentração do HDL-colesterol e redução do LDL-colesterol, o que reduz o risco de entupimento das artérias. Além disso, os flavonóides levam ao relaxamento dos vasos sanguíneos por meio da liberação de óxido nítrico (de ação vasodilatadora) e melhora o fluxo sanguíneo, podendo auxiliar na diminuição da pressão arterial. 

Os antioxidantes presentes no cacau atuam tanto na prevenção contra o excesso de radicais livres, quanto no seu “ataque”, neutralizando sua ação no organismo, prevenindo, dessa forma, contra o envelhecimento precoce. 

A ingestão do cacau pode melhorar ainda a resistência à ação da insulina em portadores de diabetes do tipo 2. A resistência à insulina está associada a outros prejuízos à saúde como hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia. 

Para pessoas que têm alguma restrição alimentar existem alternativas aos chocolates convencionais. Aqueles que sofrem de intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e os celíacos (alérgicos ao glúten) podem consumir os chocolates de alfarroba e os à base de soja. Já para os diabéticos há opções sem adição de açúcar. Além desses as versões com maior percentual de cacau são excelentes opções para aqueles que buscam uma alternativa mais saudável. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses chocolates: 

Chocolate amargo (com maior percentual de cacau) - contém em sua composição maior teor de cacau que os demais e menor quantidade de açúcar. É isento de glúten e lactose. 

Chocolate orgânico - fabricado a partir de ingredientes 100% orgânicos, sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Encontrado nas versões: amargo, à base de soja (sem lactose), e ao leite. 

Chocolate diet (sem adição de açúcar) - opção para diabéticos. No entanto, deve-se ter atenção a quantidade ingerida, pois para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura, sendo mais calórico do que o chocolate ao leite tradicional. 

Chocolate de Alfarroba – é uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos. É ainda isento de lactose e glúten, sendo indicado para intolerantes à lactose e celíacos. 

Chocolate à base de soja - chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja (em substituição ao leite), sem lactose, proteína do leite ou glúten, sendo opção para celíacos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário