Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mitos e verdades da alimentação – Parte I

A Toda Vida Nutrição reuniu as dúvidas mais frequentes sobre alimentação e esclarece uma a uma, para acabar de vez com todas elas. Veja abaixo a primeira série e fique por dentro sobre o que vale ou não na hora de montar o seu prato. Semana que vem, publicaremos a segunda parte. Não perca!

- CHOCOLATE DIET ENGORDA MENOS
Os chocolates dietéticos são isentos de açúcar, porém é comum compensarem a ausência de açúcar com uma quantidade maior de gordura – o que acaba deixando o chocolate diet mais calóricos do que o convencional. Por isso, se você quer emagrecer ou manter o peso, coma o chocolate normal, preferencialmente os com mais de 50% de cacau, pois levam menos açúcar. Mas coma pequenas quantidades (de 25 a 30g) como complementação da refeição e não para matar a fome ou para reduzir a ansiedade!
- MACARRÃO ENGORDA
O macarrão é composto basicamente por carboidratos e contém pouca gordura. O que normalmente engorda nesse prato são os molhos e o queijo ralado que são ricos em gordura. A opção menos calórica de molho é o de tomate. Se consumido com moderação pode inclusive fazer parte de dieta para perda de peso. Para melhorar, prefira o macarrão de massa integral.
- PÃO INTEGRAL ENGORDA MENOS QUE O PÃO BRANCO
O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém apresenta uma quantidade maior de fibras, que contribui para aumentar a sensação de saciedade. As fibras também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Como nem todos os alimentos integrais são ricos em fibras, antes de comprar, verifique se no painel na frente da embalagem está escrito “rico em fibras” ou “alto teor de fibras” e veja na tabela de informação nutricional se a porção tem no mínimo 1,5g de fibras.
- GORDURA É PREJUDICIAL À SAÚDE
A gordura é um elemento essencial para a saúde de todo indivíduo, porém em quantidades adequadas. As pessoas que comem quantidades recomendadas de gorduras mono e polinsaturadas (gorduras boas – de origem vegetal), presentes nos óleos vegetais, peixes e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc), tendem a ter índices menores de doenças cardíacas. Mas, controle o consumo dos gorduras saturadas (gorduras ruins – de origem animal, presentes nas carnes, queijos, até mesmo o queijo de Minas) e fuja sempre da gordura trans que é nociva ao organismo – consulte sempre os rótulos dos produtos. Os alimentos que costumam conter gordura trans são frituras, molhos prontos de salada, margarinas, sorvetes, biscoitos recheados e outros alimentos processados.
BEBER ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, do fígado e dos rins e, por isso,  contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas. Quando isso não acontece, acumulamos gordura mais facilmente. Já a falta de água pode deixar o “intestino preso” e a barriga inchada. Mas, a ingestão de água em jejum não elimina peso. Pode, pelo contrário, aumentar a sensação de saciedade momentânea e prejudicar o consumo de calorias do café da manhã, esta deve ser a refeição mais importante e energética do dia!
 Para emagrecer é fundamental modificar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas regulares.
COMER ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA?
É importante para o organismo comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e gorduras. O que faz engordar, no fim das contas, é o consumo em excesso, independentemente do momento em que é ingerido.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Quem mantém uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, quando janta, só está repondo as calorias gastas ao longo do dia. O problema é comer à noite uma quantidade de calorias maior do que as que foram gastas durante o dia. 
Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas na quantidade adequada, sem exageros.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário