Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 26 de março de 2013

Hidrate-se no verão!


O calor do verão nos faz transpirar em excesso. Se não ficarmos atentos, o risco de desidratação pode ser grande. Sentir sede já é um sinal. Sendo assim, é fundamental a ingestão regular de líquidos para repor a perda que temos durante o dia ao realizar as atividades. O consumo diário de pelo menos 2 litros de água é essencial. Lembrando que para os atletas essa ingestão deve ser mais frequente.
O consumo de algumas frutas frescas também pode ajudar na hidratação e na reposição dos nutrientes perdidos com o suor. Laranja, tangerina, kiwi, pêra, maça, ameixa, pêssego e uva, por exemplo, oferecem ao nosso corpo água, fibras, vitaminas e minerais. A ingestão ideal indicada é de três a cinco porções diárias.
Para as pessoas que ainda não se habituaram a beber água, boas opções são a limonada e o suco de maracujá, ambos feitos com apenas uma unidade, ou ainda as águas saborizadas – para cada litro de água colocar um limão ou uma laranja ou uma tangerina, cortados com a casca em rodelas bem finas.
Os sucos naturais devem ser tomados com moderação, já que 300ml correspondem a três ou quatro porções de frutas, sendo que oferecem pouca ou nenhuma fibra (quando coados) e maior concentração de açúcares e de calorias.
Muito refrescante e rico em vitamina C e licopeno, o suco de tomate é uma ótima pedida para os dias mais quentes. E o melhor, um copo com 300ml não tem nem 50 calorias.
Sugestão de receita do suco de tomate:
Ingredientes:
- Três tomates cortados sem pele e sem semente
- Suco de um limão ou de uma laranja seleta
- Algumas pedras de gelo
- Algumas gotas de molho de pimenta Tobasco (opcional)
Modo de fazer:
- Bata tudo no liquidificador e beba a seguir.
E não se esqueça de ficar atento aos sinais e sintomas de desidratação: aumento da sede, boca seca e inchada, fraqueza, tonturas, palpitações, confusão mental, lentidão, desmaios, incapacidade de suor, diminuição da produção de urina, entre outros.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário