Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 23 de março de 2013

Alimentos funcionais


Ter uma dieta equilibrada é a melhor forma para assegurar o consumo adequado de vitaminas e minerais que o corpo precisa. Mas, existem ainda alguns alimentos conhecidos como “funcionais” ou “bioativos” que enriquecem a alimentação básica quando incluídos na dieta. Eles fornecem ao organismo substâncias capazes de auxiliar na prevenção de doenças, pois regulam o metabolismo, fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres e ajudam a controlar o colesterol.
É importante destacar que nenhum desses alimentos isoladamente pode ser usado como fórmula mágica para solucionar problemas de saúde. Para obter o efeito desejado, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e ajustada à necessidade de cada indivíduo. E também não devem substituir o consumo diário de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes e verduras.
Se você é do time que tem dificuldade em manter uma alimentação balanceada por conta da rotina corrida, é possível apelar para a complementação dos sucos funcionais. Eles são uma solução eficaz e são ótimos se consumidos especialmente de manhã, pois conferem um grande fluxo de energia ao organismo, aumentando a disposição.
Atualmente, existem produtos como pães, iogurtes, aveia, margarinas, biscoitos e bebidas de soja que são acrescidos de compostos como probióticos, prebióticos, fibras, fitoesteróis e antioxidantes. Porém, muitas marcas não trazem essa informação claramente ou nem divulgam que o alimento é funcional. Há, ainda, as que divulgam que o produto tem essa característica, embora não seja cientificamente comprovado. Para saber o que consumir, é preciso estar bem informado antes de comprar.
Para fazer as melhores escolhas da sua dieta, entenda as diferenças entre probióticos, prebióticos, fitoesteróis e fibras e conheça alguns desses alimentos: 
Probióticos – são alimentos que contêm bactérias que estimulam a produção de células de defesa e melhoram o trânsito intestinal.
Prebióticos – são substâncias que alimentam a flora intestinal e melhoram o ambiente do órgão.
Fitoesteróis – diminuem a absorção de gorduras do organismo e melhoram o colesterol.
Fibras – aumentam o bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal, promove o esvaziamento da vesícula biliar, melhorando a digestão e prevenindo a formação de cálculos na vesícula. Ajudam na eliminação de colesterol e de gorduras, diminuindo os seus níveis no sangue.
Alguns alimentos funcionais:
Aveia – A aveia e produtos a base dela contém psyllium, que ajuda na redução dos níveis de colesterol, assim como na prevenção de doenças cardíacas.
Soja – A soja e seus derivados contêm isoflavonas, que ajudam na prevenção de doenças do coração, osteoporose, diabetes e principalmente o câncer, graças ao seu alto poder antioxidante.
Peixes - Os peixes, principalmente o salmão, possuem alta quantidade de ácidos graxos ômega 3, que ajudam na prevenção do AVC e doenças cardíacas.
Tomate - ajuda a prevenção do câncer, principalmente o de próstata, graças a substância funcional chamada licopeno que o tomate tem em abundância.
Iogurte - contém substâncias probióticas que ajudam nas funções gastrointestinais e aumentam a imunidade do corpo.
Chá verde – além de ser um potente antioxidante, tem uma substância funcional chamada catequina que previne alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Também ajuda a retardar o envelhecimento.
Cebola, trigo, banana e alho - possuem oligossacarídeos, que ajudam a evitar a constipação, protegem a função hepática do corpo, reduzem a pressão arterial e ajudam na prevenção da osteoporose.
Brócolis - é um potente antioxidante e é muito importante no combate ao câncer.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário