Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

FAO publica relatório sobre parasitas


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) publicou um relatório com os dez principais parasitas transmitidos pelos alimentos e uma série de recomendações para prevenir seu contágio. 

Os parasitas listados afetam a saúde de milhões de pessoas a cada ano, infectando tecidos musculares, causam epilepsia ou choques anafiláticos, entre outros problemas. A organização, que tem sede em Roma, na Itália, afirma que na Europa mais de 2,5 mil pessoas são afetadas a cada ano por infecções parasitárias transmitidas por alimentos e, só em 2011, foram registrados na União Europeia 268 casos de triquinose e 781 casos de equinococose.

O relatório para gestão de risco dos parasitas inclui nomes com maior impacto em nível internacional, o dano que produzem e onde podem ser encontrados. Um dos parasitas é a “taenia solium” (tênia do porco ou tênia armada), que é transmitida através da carne de porco, ou o "Cryptosporidium spp", um protozoário cujo contágio se produz através da ingestão de produtos frescos, assim como do suco de fruta ou do leite. 

Entre as medidas para prevenção, estão as de que os agricultores vigiem o uso de adubos orgânicos, e que a compostagem seja realizada corretamente, com eliminação de toda matéria fecal.  Já os consumidores, segundo o órgão das Nações Unidas, devem cozinhar bem a carne e utilizar água limpa para lavar e preparar verduras. 

A Comissão do Codex Alimentarius requisitou ao FAO um estudo sobre parasitas nos alimentos e seus efeitos na saúde pública para que possa ser desenvolvida uma série de normas que serão aplicadas pelo comércio mundial de alimentos, para que os países controlem as pragas na cadeia alimentar.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário