Você não está grávida, não ganhou muito peso, mas seu jeans insiste em não querer fechar? O que pode estar acontecendo? Saiba que você pode estar com algum problema de saúde. Veja as legendas a seguir e descubra!
Síndrome do intestino irritável
Essa pode ser a causa de você ficar inchado de tempos em tempos com dor, prisão de ventre e/ou crises de diarreia. A síndrome é uma doença funcional, o que significa que não há nada de errado com a estrutura do intestino, mas sim com a forma que o intestino funciona.
Em entrevista ao site britânico Mirror, Peter Whorwell, professor de medicina da Universidade de Manchester, explicou que inchaço é um dos efeitos mais perturbadores da doença. Algumas mulheres começam a usar até dois números maiores de calça. Para muitos, o inchaço tende a piorar de noite, o que atrapalha a vida social.
De acordo com Whorwell, não há cura para a condição, mas seus sintomas são controláveis.
― Parar de ingerir fibra cereal alivia os sintomas entre 30% e 40% na maioria dos casos. Isso significa evitar pães integrais, aveia, granola, barras de cereais e outros alimentos do gênero. Iogurtes com substâncias probióticas também mostraram ser úteis no controle dos sintomas
Flatulência
De acordo com pesquisas, é perfeitamente normal soltar gases até 15 vezes por dia, mas, enquanto não há definição médica de flatulência excessiva, existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar o sintoma.
Tentar reduzir alimentos que são ricos em carboidratos não absorvíveis, como o feijão, leguminosas, ameixas, maçãs e alimentos que contenham açúcar também devem ser evitados.
De acordo com o consultor de nutrição Ian Marber, ouvido pelo Mirror, esses alimentos tendem a ser digeridos muito lentamente e podem liberar pequenas quantidades de enxofre enquanto passam pelo intestino.
― Coma devagar e lembre-se de mastigar. Sem mastigar, o alimento irá ao intestino parcialmente digerida e haverá maior chance de se produzir gás
A doença celíaca
De acordo com especialistas, essa pode ser a causa se você se sentir cansado, perder peso sem razão aparente e sofrer com dores abdominais.
A doença celíaca é uma reação adversa ao glúten, que é encontrado no trigo, cevada e centeio. É uma condição autoimune em que as substâncias são consideradas pelo organismo como ameaça. Assim, aparecem danos no intestino delgado, fazendo com que ele perca a capacidade de absorver nutrientes.
Normalmente, esta doença é diagnosticada em crianças, porém há casos de pessoas que são diagnosticadas na meia idade
Pernas doloridas e inchadas podem ser sinais de doença grave
Alterações hormonais
Segundo os especialistas, essa pode ser a causa do inchaço que muitas mulheres sentem em período pré-menstrual ou nos primeiros meses de gravidez. Durante a gravidez, e poucos dias antes da menstruação, os níveis do hormônio progesterona tendem a subir, e isto causa redução na velocidade de digestão e faz com que o alimento passe mais devagar pelo intestino, levando ao inchaço.
Apesar de não poderem fugir da menstruação, as mulheres têm algumas armas para fugir do sintoma.
De acordo com especialistas, caminhar 30 minutos por dia é o suficiente para acelerar o organismo e suas funções. Além disso, sempre tente comer muitas frutas, legumes e grãos integrais
Coma frutas para perder o inchaço
Câncer de ovário
Os sintomas do câncer de ovário podem ser muito sutis, por isso, esta doença geralmente é diagnosticada tardiamente em grande parte dos casos.
Segundo o site Mirror, o presidente da Target Ovarian Cancer, Annwel Jones, explica que os principais sintomas do câncer de ovário são inchaço persistente, dificuldade de comer e urinar e dor abdominal.
― É improvável que o inchaço esteja sendo causado por um problema sério desse, mas sempre vale a pena investigar e realizar exames
Inchaço nas pernas durante o verão pode estar relacionado à retenção de líquido
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário