Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 26 de julho de 2014

Conheça alimentos que ajudam no combate à gripe


No inverno, é muito comum nosso organismo ficar suscetível a resfriados, gripes, alergias respiratórias e viroses. Mas, você sabia que alguns alimentos, nas porções adequadas, são capazes de fortalecer o sistema imunológico e nos blindar dessas e de outras doenças?  
Especialistas garantem que apostar em pratos coloridos é o primeiro passo para obter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, afastar vírus, bactérias e microorganismos causadores de doenças. Conheça os alimentos amigos da saúde:

Morango, laranja e limão 

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C, presente nessas frutas, conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres, e está diretamente ligada a formação de colágeno, alerta Barakat.
― A vitamina C protege as células e otimiza a absorção de ferro no organismo. Além disso, ela também ajuda a manter a pele jovem e bonita.
Segundo Sandra, o nutriente tem que ser consumido com cuidado, pois, em excesso passa a ser oxidante e pode causar problemas de saúde.
― O ideal é consumir de 60 mg a 80 mg por dia, o que representa de quatro a cinco frutas

Alho 


O alho tem papel importante na saúde do coração e no aumento dos níveis de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
― Além de ajudar a regular a pressão arterial, o alho inibe a formação de placas de gordura nas paredes das artérias e estimula a produção de glóbulos brancos 

Peixes 

Sardinha, salmão, atum e bacalhau são ricos em ômega 3, substância que traz benefícios para o coração e o sistema circulatório, avisa Sandra.

― O ômega 3 tem ação anti-inflamatória, reduz os níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Por causa de sua importância, os peixes devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana, totalizando cerca de 300 g.

A especialista orienta ingerir o alimento assado, grelhado ou cozido, porque ao ser frito ou preparado no micro-ondas, o peixe perde grande quantidade de ômega 3

Cogumelos

Os cogumelos auxiliam o corpo desde a regulação dos níveis de colesterol até o combate a células cancerosas.

― Os cogumelos possuem proteínas que regulam o nível de colesterol e de açúcar do organismo e também auxiliam no processo de defesa do corpo. Além disso, possuem papel importante no combate a vírus, bactérias e células cancerosas.

Amêndoas, nozes e castanhas 

Outra forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico é a vitamina E. Segundo o nutrólogo, a vitamina fornece um poderoso antioxidante e alguns estudos já mostram que ela auxilia na prevenção de cânceres e doenças do coração.

― Além disso, a vitamina E ajuda na diminuição dos problemas celulares causados pelos radicais livres, auxilia na regeneração dos tecidos do corpo humano [sangue, ossos, tecidos], melhora a circulação sanguínea e alivia o estresse.

As castanhas além de ricas em vitamina E, também são ricas em selênio, substância que em excesso pode fazer mal ao organismo.

― As nozes, castanhas e amêndoas têm papel fundamental na proteção do organismo, mas temos que ter cuidado para não exagerar. O ideal é que sejam consumidas cinco castanhas de caju por dia. Caso prefira a castanha-do-Pará, coma apenas uma ou duas.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário