Os guias dietéticos preconizam o consumo de uma variedade de frutas e vegetais, incluindo pelo menos uma porção de vegetal verde-escuro e um alaranjado por dia. Entretanto, não há recomendações para o consumo de vegetais brancos, como batatas, couve-flor, nabo, cebolas, couve-rábano, milho e cogumelos. A categorização vegetal "amido" apresenta apenas um dos aspectos desses vegetais, já que muitos deles são importantes fontes de outros nutrientes como fibras, vitamina C e potássio.
No seu estado natural, vegetais brancos contêm quantidades insignificantes de gorduras, enquanto a quantidade de proteína, carboidratos, fibras e amido resistente varia. No entanto, formas preparadas e processadas desses vegetais contém quantidades consideráveis de gordura, aumentando portanto o valor calórico. Frutas e vegetais, especialmente a batata, são excelentes fontes de potássio e tem papel importante na proteção contra a hipertensão e, talvez, na melhoria da saúde óssea.
Os compostos fenólicos não são limitados à frutas e vegetais de cores vibrantes, Por exemplo, as batatas contém quantidades substanciais de fenólicos, incluindo os flavonoides (quercetina e kamepferol), ácidos fenólicos (ácido gálico, ácido clorogênico e ácido caféico), e contribui com 25% dos fenólicos vegetais da dieta americana. Além de nutrientes, pesquisas adicionais são necessárias abordando o papel dos atributos funcionais de vegetais brancos, tais como efeitos sacietogênicos, dentro do contexto da dieta total e redução de risco de doenças crônicas.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário