Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Abacate aumenta a absorção de nutrientes essenciais


Consumir um abacate fresco com um molho de tomate ou cenoura crua eleva significativamente a absorção de alfa e betacaroteno e sua conversão em uma forma ativa de vitamina A, de acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition.

A vitamina A está envolvida na saúde reprodutiva e promove o crescimento, ajuda na saúde da pele, no sistema imune e na visão e tem propriedades antioxidantes. Carotenoides provitamina A, como o alfa e betacaroteno, são responsáveis por conceder a cor laranja e amarela para muitas frutas e verduras. O corpo converte esses pigmentos vegetais em uma forma ativa e utilizável de vitamina A.

O estudo, realizado na Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, investigou se a fruta pode ajudar o corpo a melhor utilizar e absorver a vitamina A de alimentos ricos em caroteno quando ingerido em conjunto.

Os testes contaram com 12 homens e mulheres saudáveis. O primeiro analisou se o abacate, quando ingerido juntamente com molho de tomate rico em alfa e betacaroteno, promoveria a absorção e a conversão destes nutrientes para vitamina A. O segundo verificou o mesmo resultado, substituindo o molho por cenouras cruas.

Os cientistas descobriram que, comparada a uma refeição com molho de tomate sem abacate, a adição da fruta (150 g) mais que dobrou (2,4 vezes) a absorção de betacaroteno e mais do que quadruplicou (4,6 vezes) a conversão para a vitamina A destes nutrientes.

Da mesma forma, identificaram, no segundo teste que, comparada a uma refeição com cenoura crua sem abacate, a fruta aumentou significativamente a absorção de carotenoides (6,6 vezes betacaroteno e 4,8 vezes alfa caroteno) e elevou (12,6 vezes) a conversão dos carotenoides em vitamina A.

— As evidências reforçam o corpo atual da investigação sobre este tema e complementa um estudo anterior que mostrou um aumento semelhante na absorção de carotenoides com a metade de um abacate (75 g) — destaca o professor Steven Schwartz.

— Alimentos específicos ingeridos juntos podem ajudar seu corpo a utilizar os benefícios de forma mais eficaz. Sabemos que os consumidores de abacate estão interessados em alimentos que agem como um reforço para os nutrientes— comenta a diretora de nutrição da universidade, Nikki A. Ford

Abacates são ricos em nutrientes, frutas naturalmente livres de colesterol e que possuem gorduras boas. É uma maneira deliciosa e fácil para combinar planos alimentares saudáveis.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário