Consumir um abacate fresco com um molho de tomate ou cenoura crua eleva significativamente a absorção de alfa e betacaroteno e sua conversão em uma forma ativa de vitamina A, de acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition.
A vitamina A está envolvida na saúde reprodutiva e promove o crescimento, ajuda na saúde da pele, no sistema imune e na visão e tem propriedades antioxidantes. Carotenoides provitamina A, como o alfa e betacaroteno, são responsáveis por conceder a cor laranja e amarela para muitas frutas e verduras. O corpo converte esses pigmentos vegetais em uma forma ativa e utilizável de vitamina A.
O estudo, realizado na Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, investigou se a fruta pode ajudar o corpo a melhor utilizar e absorver a vitamina A de alimentos ricos em caroteno quando ingerido em conjunto.
Os testes contaram com 12 homens e mulheres saudáveis. O primeiro analisou se o abacate, quando ingerido juntamente com molho de tomate rico em alfa e betacaroteno, promoveria a absorção e a conversão destes nutrientes para vitamina A. O segundo verificou o mesmo resultado, substituindo o molho por cenouras cruas.
Os cientistas descobriram que, comparada a uma refeição com molho de tomate sem abacate, a adição da fruta (150 g) mais que dobrou (2,4 vezes) a absorção de betacaroteno e mais do que quadruplicou (4,6 vezes) a conversão para a vitamina A destes nutrientes.
Da mesma forma, identificaram, no segundo teste que, comparada a uma refeição com cenoura crua sem abacate, a fruta aumentou significativamente a absorção de carotenoides (6,6 vezes betacaroteno e 4,8 vezes alfa caroteno) e elevou (12,6 vezes) a conversão dos carotenoides em vitamina A.
— As evidências reforçam o corpo atual da investigação sobre este tema e complementa um estudo anterior que mostrou um aumento semelhante na absorção de carotenoides com a metade de um abacate (75 g) — destaca o professor Steven Schwartz.
— Alimentos específicos ingeridos juntos podem ajudar seu corpo a utilizar os benefícios de forma mais eficaz. Sabemos que os consumidores de abacate estão interessados em alimentos que agem como um reforço para os nutrientes— comenta a diretora de nutrição da universidade, Nikki A. Ford
Abacates são ricos em nutrientes, frutas naturalmente livres de colesterol e que possuem gorduras boas. É uma maneira deliciosa e fácil para combinar planos alimentares saudáveis.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário