Aquela mãe que insiste para que seu filho coma brócolis para ficar forte e saudável pode ter ganhado mais um argumento a seu favor. Cientistas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg descobriram que o suco do vegetal pode desintoxicar pessoas que vivem em ambientes com altos níveis de poluição, como as grandes cidades.
O resultado é curioso, mas não deixa de ter uma base fundamentada. Já é bem conhecido na academia que vegetais crucíferos como brócolis tem compostos que previnem o câncer. Os brotos do brócolis, particularmente, são ricos em glucoraphanin, o que cria o sulforafano quando mastigadas ou engolidas. É esse último componente o responsável por livrar o corpo de vários poluentes químicos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o comportamento fisiológico de 300 chineses da comunidade rural de Jiangsu. Todos beberam água esterilizada, abacaxi, suco de limão. Após coletarem amostras de sangue e urina, o grupo ingeriu suco de brócolis em pó dissolvido e liofilizado. Depois de todo o processo, verificou-se que taxa de excreção de benzeno - substância cancerígena - aumentou 61%, e a taxa de excreção da acroleína irritante também subiu 23%.
Apesar de ter sido feita em uma comunidade rural, cientistas asseguraram que habitantes de cidades com altas taxas de poluição como Nova York ou Pequim também se beneficiariam ao tomar o suco de brócolis.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário