Quem ainda não ouviu falar sobre a chia? É o mais novo alimento da moda.
Para quem ainda não conhece, apresento a Salvia hispânica ou mais popularmente conhecida , a chia que é uma semente altamente proteica, utilizada por nativos das Américas há séculos atrás. Originária da região Andina. Suas sementes são pequeninas, brancas, acinzentadas ou pretas e podem ser encontradas em países como México, Guatemala, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina.
A chia produz diversos benefícios para saúde e entre eles cito: controle da glicemia, é antioxidante evitando o envelhecimento precoce da pele, combate processos inflamatórios no organismo, regula níveis de colesterol sanguíneo e protege o coração. E consequentemente a isso auxilia na perda de peso.
Também é um grão que auxilia no emagrecimento de três formas:
1 – Produz saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.
2 – Combate inflamação: toda gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Assim, perde-se o controle sobre a fome. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
3 – Desintoxica: por ser fibrosa, a chia ajuda a regula o trânsito intestinal e limpa o organismo.
Nutricionalmente falando, esta pequenina semente é muito poderosa e possui:
· 2 vezes mais potássio do que a banana;
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre;
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral;
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão;
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água;
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis;
Como usar a semente?
Sem muito segredo, sua praticidade é singular e tem sabor suave e quase imperceptível o que facilita a sua utilização. Basta misturar as sementes inteiras ou moídas a preparações como saladas, molhos, sucos, frutas picadas, iogurtes, sopas e até pratos à base de massas.
Pode ser encontrada no mercado nas formas de grão, farinha ou óleo. Ao contrário da linhaça, não necessita ser triturada ou cozida. É isenta de glúten, podendo ser consumida por portadores de doença celíaca.
Quanto ao consumo recomendado, duas colheres de sopa por dia (40g) são suficientes para fornecer os benefícios à saúde.
Obs: Independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias que escolher (café da manhã, almoço ou jantar).
Atenção! Contra-indicação: Por ser uma semente bastante calórica deve ser consumida nas medidas mencionadas acima, pois seu excesso poderá produzir o efeito contrário, ou seja, você ganhará peso em vez de eliminá-lo.
Cuidado! Para potencializar o efeito da chia procure seguir uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, além de consultar seu nutricionista.
RECEITINHAS RÁPIDAS NUTRITIVAS E SABOROSAS COM CHIA:
Mousse de Cacau com Chia (sem açúcar, sem ovo e sem leite)
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de água gelada
- ½ xícara de água com 1 colher de sopa de semente de chia (deixar por 20 min)
- ½ abacate maduro
- 2 colheres de sopa rasas de cacau em pó
- melado de cana para adoçar
Modo de Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e acrescente o abacate picado e o cacau. Bata até que fique com a consistência de mousse. Sirva em seguida.
Rende 2 porçoes.
Molho de Chia para Saladas
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de sementes de chia
- 2 dentes de alho amassados com sal marinho a gosto
- 1 colher (sopa) de suco de 1 limão
- 1 tomate (sem pele e sem sementes)
- 1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Bata os ingredientes em um processador e use como tempero.
Fonte: A Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário