Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Assassinos de Dietas - Doces e Guloseimas


Que os doces e as guloseimas são grandes vilões da dieta todo mundo já sabe. Mas e o porquê, você sabe? Será só pela quantidade excessiva de açúcar?

O principal ingrediente dos doces e das guloseimas, na maioria das vezes, é sim o açúcar mas, além dele a gordura é outro ingrediente que participa com uma porcentagem considerável da receita para conferir textura, crocância e cremosidade ao alimento. Essa combinação de excesso de açúcar e de gordura é perfeita para o ganho de peso.

Cuidado com alimentos que podem mascarar seu verdadeiro valor nutricional. Atenção à rotulagem é fundamental. É no rótulo dos alimentos que podemos identificar esse valor nutricional, através da tabela de informação nutricional e da lista de ingredientes. É definido em legislação que todos os ingredientes dos alimentos venham dispostos na lista sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro item é o que se apresenta em maior quantidade no produto. Logo, fuja dos doces em que o primeiro item da lista esteja o açúcar, a glicose e o xarope de glicose.

Observe:
- Na maioria dos biscoitos recheados, o açúcar vem como segundo ingrediente, perdendo apenas para a farinha de trigo que é o primeiro item da lista. E, seguido do açúcar está a gordura, presente em grande quantidade no recheio e muitas vezes até na massa do biscoito

- Cuidado com os iogurtes que tem geléia de fruta no fundo. Essa geléia é feita com xarope de glicose, ou seja, açúcar.

- Doces feitos com massa folhada ou quebradiça escondem muita gordura.

E os diet?

Vale lembrar também que alimento diet não está associado necessariamente a baixas calorias. Então quem está de dieta não deve mudar todos os alimentos para esta versão.

Um alimento é considerado diet quando tem um dos nutrientes (açúcares, proteínas, gordura, sódio,) excluído, quando comparados com sua versão tradicional. Porém, outros ingredientes são usados para substituir e deixar o produto com as mesmas características da versão tradicional. E aí, um desses ingredientes pode ser a gordura. O chocolate é um bom exemplo disso.  Suas versões normal e diet têm praticamente o mesmo valor calórico, ou até mais no diet porque podem conter mais gordura. Portanto, chocolate diet também pode engordar.

É importante ressaltar que os alimentos diet foram desenvolvidos pensando em pessoas que não podem comer açúcar, como os portadores de diabetes. Não é para quem faz dieta, mesmo porque muitas vezes é até mais calórico.

Quando falamos em dieta imediatamente excluímos todos os doces e guloseimas e estabelecemos uma verdadeira guerra pra conseguir ficar sem eles. Mesmo quando o objetivo é perder peso, não podemos deixar de lado todos os benefícios que temos ao comer algo que nos dê satisfação emocional. Isso nos faz bem, nosso dia vai bem, nosso humor melhora, rendemos mais no trabalho e é em tudo isso que devemos pensar.

Mas, e o que fazer com a vontade arrebatadora de comer um doce?

Os doces, assim como outros alimentos, apresentam variação na sua composição e valor nutritivo.  Então, veja algumas dicas importantes e essenciais:

- Se a vontade for por um chocolate, escolha um que tenha mais cacau e menos açúcar e gordura. Além do mais, o cacau tem propriedades antioxidantes que auxiliam o organismo a combater os radicais livres. Quanto mais cacau, melhor é o valor nutricional do chocolate. Mas ainda assim, bastante atenção as quantidades.

- Ao invés de doces e bolos com creme de leite e manteiga, prefira os que têm esses ingredientes substituídos por iogurte. O resultado final de sabor e textura é tão bom quanto e o valor nutricional muito mais adequado a quem está de dieta.

- Escolha os bolos simples aos com recheio e cobertura.

- Prefira as versões tradicionais de iogurte ao invés dos com geléia. Pique uma fruta e misture ao iogurte.

- Frutas que contêm grande quantidade de açúcar podem “matar” a vontade repentina por doce.  Ex. frutas secas (damascos, passas, tâmaras, etc.) e bananas maduras.

Deixar de lado tudo que gostamos pode nos dar a sensação de privação, de obrigação, e até prejudicar o resultado final que é a perda de alguns quilinhos. Portanto, se está de dieta e a vontade de comer doces é incontrolável, faça escolhas inteligentes e sempre em pequenas quantidades.

Tenha consciência das suas escolhas alimentares e, boa dieta para você!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário